???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7187
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Impacto da pandemia na COVID-19 no comportamento de consumo de idosos
metadata.dc.title.alternative: Changes in consumption behavior of elderly during the COVID 19 pandemic
Cambios en el comportamiento de consumo de los ancianos durante la pandemia del COVID-19
Autor(es): Meyer, Danielly da Silva
Primeiro Orientador: Silva, Andressa Hennig
1° Membro da banca: Riss, Luciana Aita
2° Membro da banca: Vargas Neto, Alcivio
Resumo: A pandemia do Covid-19 trouxe inúmeras mudanças para o cotidiano dos indivíduos de todo o planeta, dentre essas mudanças cita-se a forma de consumir. Neste cenário, a população idosa foi uma das mais impactadas pelas alterações impostas pela pandemia, sendo assim o presente estudo se propõe a analisar os impactos da pandemia do Covid-19 nas relações de consumo de idosos. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo exploratória, a partir do método narrativo. A coleta de dados ocorreu por meio de 12 entrevistas com idosos, os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, destaca-se a visualização da situação da população idosa perante o Covid-19 a partir da perspectiva do consumo. E de modo pontual evidencia-se a quarentena, o fechamento de estabelecimentos comerciais, o isolamento social e a instabilidade econômica do período como as principais variáveis de análise. De modo específico, pode ser citada a preferência por compras em locais próximos a sua residência, o foco em compras de produtos alimentícios e farmacêuticos em detrimento dos demais setores. Espera-se que este estudo auxilie no estímulo a pesquisas a respeito do consumo na terceira idade por parte dos acadêmicos da área de Administração.
Abstract: The Covid-19 pandemic has brought numerous changes to the daily lives of individuals across the planet, among these changes is the way of consuming. In this scenario, the elderly population was one of the most impacted by the changes imposed by the pandemic, so the present study proposes to analyze the impacts of the Covid-19 pandemic on the consumption relationships of the elderly. Therefore, a qualitative exploratory research was carried out, based on the narrative method. Data collection took place through 12 interviews with the elderly, the data were analyzed using the content analysis technique. Among the main results, the visualization of the situation of the elderly population in the face of Covid-19 from the perspective of consumption stands out. And occasionally, the quarantine, the closing of commercial establishments, social isolation and the economic instability of the period are evidenced as the main variables of analysis. Specifically, the preference for shopping in places close to their residence, the focus on purchases of food and pharmaceutical products to the detriment of other sectors can be cited. It is hoped that this study will help to stimulate research on consumption in the elderly by academics in the area of Administration.
Resumen: La pandemia del Covid-19 ha traído numerosos cambios en la vida cotidiana de los individuos en todo el planeta, entre estos cambios se encuentra la forma de consumir. En ese escenario, la población de adultos mayores fue una de las más impactadas por los cambios impuestos por la pandemia, por lo que el presente estudio se propone analizar los impactos de la pandemia de la Covid-19 en las relaciones de consumo de los adultos mayores. Por lo tanto, se realizó una investigación exploratoria cualitativa, basada en el método narrativo. La recolección de datos ocurrió a través de 12 entrevistas con ancianos, los datos fueron analizados utilizando la técnica de análisis de contenido. Entre los principales resultados destaca la visualización de la situación de la población adulta mayor frente al Covid-19 desde la perspectiva del consumo. Y en ocasiones, la cuarentena, el cierre de establecimientos comerciales, el aislamiento social y la inestabilidad económica del período se evidencian como principales variables de análisis. En concreto, se puede citar la preferencia por las compras en lugares cercanos a su residencia, el foco en las compras de alimentos y productos farmacéuticos en detrimento de otros sectores. Se espera que este estudio ayude a estimular la investigación sobre el consumo en el adulto mayor por parte de académicos del área de Administración.
metadata.dc.subject: Covid-19
Idosos
Consumo
Pandemia
Comportamento do consumidor
Elderly
Consumption
Pandemic
Consumer behavior
Anciano
Comportamiento del consumidor
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.identifier.citation: MEYER, Danielly da Silva. Impacto da pandemina da COVID-19 no comportamento de consumo de idosos. 25 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Universidade Federal do Pampa, Campus Santana do Livramento, Santana do Livramento, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7187
metadata.dc.date.issued: 10-Mar-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Administração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Danielly_da_Silva_Meyer.pdfTCC Danielly da Silva Meyer - 2022861.52 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???