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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Games para todos: a representatividade de minorias em jogos eletrônicos
metadata.dc.title.alternative: Games for everyone: the representation of minorities in electronic games
Autor(es): Fontoura, Giovane Moreira
Primeiro Orientador: Cassanego Junior, Paulo Vanderlei
1° Membro da banca: Scherer, Laura Alves
2° Membro da banca: Silva, Mygre Lopes da
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar a representatividade de minorias em jogos eletrônicos e na comunidade gamer. O método de análise escolhido foi a netnografia. A coleta de dados se deu através da aplicação de entrevistas semiestruturadas, observação participante e documentos. A entrada no campo de pesquisa aconteceu entre novembro de 2021 a fevereiro de 2022. A análise dos dados se realizou através da análise de conteúdo. Pode-se perceber que a representatividade de minorias nos jogos eletrônicos ainda é muito pequena, havendo a ocorrência de casos de hipersexualização de corpos femininos e falta de visibilidade LGBTQIA+, e esta falta, reflete no ambiente social desses jogos, perpetuando condutas de jogadores ao entrarem em contato com as comunidades minorizadas. Sendo assim, conclui-se que o convívio e interação em grupos que mulheres e o público LGBTQIA+ está presente. Pode-se mostrar a realidade do dia a dia dessas pessoas enquanto jogam e permitiu entender a sua visão no que diz respeito à representatividade de jogos eletrônicos.
Abstract: This study aims to analyze the representation of minorities in electronic games and in the gamer community. The method of analysis chosen was netnography. The data collect went through the application of semi-structured interviews, participant observation and documents, and the introduction into the research field took place between November 2021 and February 2022. Data analysis was carried out through content analysis, and from hence, the results were obtained where the approach of minority representation in electronic games is still very small, with the occurrence of cases of hypersexualization of female bodies and lack of LGBTQIA+ visibility, and this lack reflects on the social environment of these games, perpetuating behavior of players when coming into contact with minority communities. Thus, it is concluded that the coexistence and interaction in groups that women and the LGBTQIA+ public are present, could show the daily reality of these people while playing and allowed to understand their vision with regard to the representation of electronic games.
metadata.dc.subject: Jogos eletrônicos
Representatividade
LGBTQIA+
Público feminino
Electronic games
Representation
Female public
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.identifier.citation: FONTOURA, Giovane Moreira. Games para todos: a representatividade de minorias em jogos eletrônicos. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7148
metadata.dc.date.issued: 8-Mar-2022
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