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Tipo: Tese
Título : A educação ambiental no percurso formativo de licenciandos em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa
Otros títulos : Specialized educational service and science education in Uruguaiana city
Autor(es): Pereira, Karina Braccini
Primeiro Orientador: Pessano, Edward Frederico Castro
Coorientador: Dinardi, Ailton Jesus
Resumo: A presente Tese teve a intenção de verificar como a temática Educação Ambiental (EA) é abordada e desenvolvida ao longo do percurso formativo dos licenciandos do curso de Ciências da Natureza da Unipampa, bem como, a participação e o comprometimento dos sujeitos envolvidos através de uma intervenção. O ensino de EA, de acordo com os documentos educacionais norteadores, deve ser desenvolvido de forma interdisciplinar ao longo dos eixos formativos e nos diferentes níveis de ensino. Neste contexto, faz-se necessário debater sobre novos conceitos da promoção de EA, a elaboração de ações e atividades práticas na formação dos estudantes e ainda sobre o possível envolvimento destes com a sua realidade, buscando atuar na melhoria das relações existentes. Dessa forma, ressalta-se a importância da realização de um trabalho interdisciplinar e transversal para tratar de concepções, estratégias e práticas que poderiam ser inseridas na universidade e em cursos de formação de professores com intuito de tornarem-se significativas e eficazes no processo de emancipação socioambiental.Quando tratamos dessa área do conhecimento é importante compreender seu processo histórico, dos campos sociais e de desenvolvimento na sociedade, para entender a ação presente e a construção do futuro. Com isso, o objetivo do estudo foi analisar o percurso formativo ambiental no curso Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa, avaliando se a discussão desta temática, através de metodologia ativa contribui na formação crítico-reflexiva dos licenciandos. Analisou-seo Projeto Pedagógico do Curso (PPC), as concepções discentes sobre EA, as formas de abordagem ao longo do curso e o desenvolvimento de estratégia de ação,buscando o surgimento de novos conhecimentos que possibilitem a melhoria da inserção da EA na prática docente. Assim sendo, surgem os seguintes problemas de pesquisa: Como se dão os processos e a percepção de EA na formação inicial de professores de Ciências da Natureza na Unipampa, Campus Uruguaiana? Inseri-la interdisciplinarmente e de forma prática, a partir de metodologias ativas de ensino, na formação desses estudantes, pode contribuir para sua formação? A pesquisa caracteriza-se como exploratória de caráter amostral, documental, exploratória e de campo, com análise qualitativa e quantitativa. Como instrumento de produção de dados foram utilizados questionários semiestruturados, relatos dos participantes e avaliação de documentos. O grupo amostral foi composto por discentes do curso. A análise do PPC teve como princípio a análise documental. Na intervenção utilizou-se a Metodologia da Problematização com Arco de Maguerez. A partir da investigação verificou-se que o PPC contempla parcialmente a formação em EA; relativo às percepções ambientais dos discentes pode-se inferir que estão em processo de construção. Desta forma, com as ações da intervenção através de metodologias ativas, demonstraram sentir-se mais contemplados e preparados para atuar na temática EA de acordo com os objetivos previstos na legislação, bem como,contribuir para com a formação de discentes mais autônomos e crítico-reflexivos.
Resumen : The present thesis had the intention of verifying how the theme Environmental Education (EE) is approached and developed along the formative path of Natural Sciences undergraduates at Unipampa, as well as the participation and commitment of the subjects involved through intervention. The teaching of EE, according to the guiding educational documents, must be developed in an interdisciplinary way along the formative axes and at different levels of education. In this context, it is necessary to discuss new concepts of EE promotion, the elaboration of actions and practical activities in the formation of students and also about their possible involvement with their reality, seeking to act on the improvement of existing relationships. Thus, it emphasizes the importance of carrying out an interdisciplinary and transversal work to deal with conceptions, strategies and practices that could be inserted in the university and in teacher training courses in order to become meaningful and effective in the social and environmental emancipation process. When dealing with this area of knowledge, it is important to understand its historical process, the social and developmental fields in society, in order to understand the present action and the construction of the future. Thereby, the formation in EE of undergraduate students of Nature Sciences at Unipampa was investigated, analyzing the Pedagogical Project of the Course (PPC), the students' conceptions about EE, the ways of approaching throughout the course and the development of an action strategy, seeking to contribute to the emergence of new knowledge that enables the improvement of the insertion of EE in teaching practice. Therefore, the following research problems arise: How do the processes and perception of EE occur in the initial training of teachers of Nature Sciences at Unipampa, Campus Uruguaiana? Can inserting it in an interdisciplinary and practical way, through active teaching methodologies, in the formation of these students contribute to their formation? The work is characterized as an exploratory, sample, documentary, exploratory and field research, with qualitative and quantitative analysis. As a data production instrument, we used semi-structured questionnaires, participants' reports and document evaluation and the focus group was composed of students from the Natural Sciences course. The PPC analysis was based on document analysis. In the intervention, the Problematization Methodology with the Arch of Maguerez was used. From the investigation, it was found that the PPC partially includes training in EE; regarding the environmental perceptions of students, it can be inferred that they are in the process of construction. In this way, with the intervention actions through active methodologies, they demonstrated that they felt more contemplated and prepared to act in the EE theme in accordance with the objectives set out in the legislation, as well as contributing to the formation of more autonomous and critical reflective students.
Palabras clave : Temática ambiental
Ensino superior
Licenciatura
Metodologias ativas
Environmental theme
University education
Graduation
Active methodologies
Educação em ciências
Science education
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
Citación : PEREIRA, Karina Braccini. A educação ambiental no percurso formativo de licenciandos em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa. 210 p. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7136
Fecha de publicación : 2021
Aparece en las colecciones: Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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