Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7118
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Metodologias ativas de aprendizagem: um olhar especial à sala de aula
Autor(es): Bordin, Daniela Maciel
Primeiro Orientador: Freitas, Augusto Gonzaga Oliveira de
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivos levantar elementos importantes a respeito das Metodologias Ativas (MA) que estão inseridas nos métodos de ensino atual, dando um aprofundamento maior a metodologia de Sala de Aula Invertida (SAI), que recentemente vem ganhando cada vez mais atenção em diversos sistemas educacionais no mundo e nitidamente conquistou espaço de expressiva relevância no ensino remoto, durante o período de distanciamento físico em decorrência da pandemia de COVID-19. Ademais, é apresentada uma análise das perspectivas da mesma no processo de ensino-aprendizagem para o período após a pandemia. A vista que o desenvolvimento tecnológico está avançando cada vez mais, a pesquisa explana as possíveis formas de aplicação da SAI na atualidade, pondera sobre a eficiência desta no processo de ensino-aprendizagem e seus impactos na edificação intelectual dos estudantes, em comparação ao processo de ensino convencional. Para isso, primeiramente o estudo conceitua cada proposta metodológica e posteriormente concentra-se na SAI, apresentando a relevância e contribuições desta metodologia para o ensino remoto e presencial, através de uma observação reflexiva quali-quantitativa, amparada em alguns pesquisadores da literatura.
Abstract: This research aims to raise important elements about Active Methodologies (AM) that are inserted in current teaching methods, giving a greater depth to the Inverted Classroom (SAI) methodology, which has recently been gaining more and more attention in different educational systems in the world and clearly conquered space of expressive relevance in remote education, during the period of physical distance due to the COVID-19 pandemic. Furthermore, an analysis of its perspectives in the teaching-learning process for the period after the pandemic is presented. Given that technological development is increasingly advancing, the research explains the possible ways of applying SAI today, ponders on its efficiency in the teachinglearning process and its impacts on the intellectual edification of students, compared to the process of conventional education. For this, the study first conceptualizes each methodological proposal and then focuses on SAI, presenting the relevance and contributions of this methodology to remote and presential teaching, through a qualitative and quantitative reflective observation, supported by some researchers in the literature.
Palavras-chave: Metodologia ativa
Educação
SAI
Active methodology
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citação: BORDIN, Daniela Maciel. Metodologias ativas de aprendizagem: um olhar especial à sala de aula. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7118
Data do documento: 21-Set-2021
Aparece nas coleções:Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Daniela Maciel Bordin - 2021.pdf2.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.