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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Análise de discurso crítica: a objetificação da mulher em propagandas de cerveja
Autor(es): Borges, Nathálie Debus
Primeiro Orientador: Lovato, Cristina dos Santos
Resumo: A indústria cervejeira brasileira comumente se apropria de representações femininas em seus anúncios publicitários e as associam a estilos de vida e ao consumo do produto ofertado. Propagandas recentes pareciam sugerir um alinhamento dos seus discursos às pautas atuais da sociedade para evitar críticas dos consumidores como a falta de representatividade tanto pelo marcador de raça quanto de gênero. Tomando como referência a Análise de Discurso Crítica, esta pesquisa analisou dez anúncios publicitários veiculados entre os anos de 2009 e 2019 pela indústria cervejeira brasileira com o objetivo de verificar se houve mudança na forma como a mulher é representada na publicidade das marcas de cerveja Skol e Devassa. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que os dados levantados são interpretados de modo a avaliar de que forma os significados produzidos pelas marcas influenciam a imagem da mulher no imaginário coletivo a partir das relações discursivas estabelecidas pela publicidade. Os resultados indicaram que, ao longo dos anos, os discursos se tornaram velados na superfície textual. Entretanto, no âmbito do intertexto e do interdiscurso, observa-se ainda o sexismo e o machismo característicos das propagandas produzidas e veiculadas nessa indústria.
Abstract: The Brazilian beer industry commonly appropriates female representations in its advertisements and associates them with lifestyles and consumption of the product offered. Recent advertisements seemed to suggest an alignment of their speeches to current society agendas to avoid consumer criticism such as the lack of representation both by the marker of race and gender. By means of Critical Discourse Analysis, this research analyzed ten advertisements aired between 2009 and 2019 by the Brazilian beer industry in order to verify if there was a change in the way women are represented in the advertising of the Skol and Devassa beer. This is qualitative research in which data collected are interpreted in order to assess how meanings produced by brands influence women’s image in the collective imagination from the discursive relationships established by advertising. The results indicated that, over the years, the speeches became veiled in the textual surface. However, in intertext and interdiscourse context, there is still sexism and machismo characteristic of advertisements produced and broadcast in this industry.
metadata.dc.subject: Identidade feminina
Propagandas de cerveja
Análise do discurso crítica
Female identity
Beer advertisements
Critical discourse analysis
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
metadata.dc.identifier.citation: BORGES, Nathálie Debus. Análise de discurso crítica: a objetificação da mulher em propagandas de cerveja. 2022. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7113
metadata.dc.date.issued: 24-Sep-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

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Nathálie Debus Borges - 2021.pdf1.12 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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