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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Formação de leitores literários: parâmetros curriculares e práticas docentes
Autor(es): Gonçalves, Cássia Rodrigues
Primeiro Orientador: Kelm, Miriam Denise
Resumo: A formação acadêmica em licenciatura em Letras deixou evidente que muitos aspectos relacionados ao ensino de Língua Portuguesa, nem sempre são facilmente aplicáveis à prática diária escolar, da mesma forma que uma perspectiva enunciativa, nos permite perceber o trabalho com a linguagem de extrema importância na formação da cidadania. A formação de leitores literários foi um destes aspectos que se destacou muito ao meu olhar, surgindo então um questionamento: “Qual a relação dos professores com os documentos oficiais (PCNS), especificamente no que se refere à formação de leitores literários?”, uma vez que estes documentos foram elaborados com o intuito de auxiliar e guiar a prática de ensino. Assim, este trabalho propõe-se a estudar qual a relação estabelecida pelos professores atuantes das escolas públicas no Ensino Fundamental da cidade de Bagé/RS, com os PCNs em suas concepções no ensino de Língua Portuguesa, no que se refere ao trabalho com a formação de leitores literários. Para isso, fizemos um percurso histórico sobre o desenvolvimento do currículo de maneira geral e especificamente no Brasil, além de vislumbrarmos como se deu a história da disciplina de Língua Portuguesa no país. Analisamos, posteriormente, os conceitos desenvolvidos pelos PCNs, no que se refere ao ensino de língua, e relacionamos os conceitos estudados com a formação de leitores literários. Após, investigamos, através de questionários aplicados com os professores e analisados por meio do paradigma indiciário, de Ginzburg, como esse processo se dá na prática dos professores em sala de aula e finalmente, fizemos uma análise comparativa de aproximações e distanciamentos ocorridas na teoria e na prática.
Abstract: The Language an Arts undergraduate program made clear that many aspects related to the teaching of Portuguese are not always easily applicable in to the daily school practice an enunciative perspective, allows us to see the work with the language of primary importance in the citizenship formation. The formation of literary readers is one of the things that stood out to me. Since the PCNS, National Curriculum, were prepared to assist and guide teaching practices it instigated a question: "What is the relation between teachers and official documents (PCNS), specifically with respect to the formation of literary readers?" Therefore, this paper proposes the study of what is the relation established by teachers working at city of Bage Primaria / RS, with the views of teaching Portuguese language present at PCNS, specially the ones concerning the work of literary readers formation. For this analysis, we first made a historical background on curriculum development in general and specifically in Brazil, portraying a historical glimpse of Portuguese language discipline in this country. Second, we analyzed the teaching of language as it appears in the concepts of PCNS and connected to the concepts studied in the formation of literary readers. After that we investigated the questionnaires responses using the evidentiary paradigm of Ginzburg, as this process takes place in the practice of teachers in classroom. Finally, we made a comparative analysis about similarities and differences occurring on theory and practice.
Palavras-chave: Letras
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)
Língua portuguesa
Literatura
Letramento literário
Letters
National Curriculum (PCN)
Portuguese language
Literature
Literary literacy
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Editor: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Bagé
Tipo de Acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/710
Data do documento: 7-Jan-2012
Aparece nas coleções:Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

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