Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7046
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O xadrez como atividade extracurricular de estudo de matemática na escola Osvaldo Cruz no município de Itaqui, RS
Autor(es): Fuchs, Jessica Paola Silva
Primeiro Orientador: Mamani, Rolando Larico
Resumo: A relação entre o jogo de xadrez e o desenvolvimento de habilidades cognitivas e não cognitivas, bem como sua relação com o ensino aprendizagem em diversas áreas do conhecimento humano é evidente, mas pouco explorada no ensino de matemática nas escolas. A importância de se buscar novos e eficientes instrumentos de ensino se deve à baixa assimilação de conteúdos matemáticos essenciais da grade curricular dos alunos do ensino fundamental. Em virtude dessa problemática, o estudo de caso foi executado assumindo-se os moldes de uma pesquisa qualitativa, mediante a realização de oficinas para reforçar os conteúdos básicos, a aplicação de testes para mensurar a evolução dos alunos e, por fim, entrevista com seus professores de matemática sobre o desempenho dos alunos em sala de aula. Foram observados resultados positivos, visto que tratou-se de uma atividade extracurricular e optativa. O grupo que participou dos encontros obteve melhoras na concentração, na atenção, na interpretação dos problemas e na assimilação da matemática de forma geral. O objetivo deste trabalho foi analisar a eficácia do xadrez como ferramenta de estudo de matemática nas séries finais do ensino fundamental de uma escola estadual do município de Itaqui, RS. Desta maneira sugere-se o uso do xadrez como instrumento de mediação no ensino aprendizagem de matemática em sala de aula.
Resumen : The objective of this research was to analyze the effectiveness of chess as a tool for the study of mathematics in the final series of elementary school in Itaqui, RS. The relationship between the game of chess and the development of cognitive and non-cognitive abilities, as well as its relation with the mathematics teaching, has been proven. The importance of seeking new teaching instruments is due to the low assimilation of essential contents of the students curriculum. The case study was carried out assuming the molds of a qualitative research, by means of workshops to reinforce the contents and tests for comparison of the initial situation and evolution of the students. Positive results were observed, since it was an extracurricular and optional activity. The small group that participated in the meetings obtained improvements in concentration, attention, interpretation of problems and assimilation of mathematics in general. In this way the use of chess is suggested as an instrument of mediation in the teaching and learning of mathematics in the classroom.
Palabras clave : Xadrez
Matemática
Aprendizagem
Chess
Mathematics
Educational practice
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citación : FUCHS, Jessica Paola Silva. O xadrez como atividade extracurricular de estudo de matemática na escola Osvaldo Cruz no município de Itaqui, RS. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7046
Fecha de publicación : 26-jun-2018
Aparece en las colecciones: Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Jessica Paola Silva Fuchs - 2018.pdf1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.