Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/702
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | A literatura digital e seu espaço em sala de aula: do contar ao #miniconto |
Autor(es): | Pereira, Ânderson Martins |
Primeiro Orientador: | Lazzaris, Fabiane |
Resumen : | A contemporaneidade é marcada por uma revolução na comunicação devido às novas tecnologias.. Nesse momento, de mudanças tecnológicas cada vez mais rápidas, que proporcionam ao cidadão contemporâneo uma infinidade de modos diferentes de comunicação e produção de sentido, é necessário repensar como a disciplina de literatura trabalha estas mudanças e quais são as reflexões que devem ser levadas para a sala de aula. Para que se discuta novas tecnologias em sala de aula é imprescindível o rompimento com alguns paradigmas e a reavaliação de alguns conceitos que não mais dão conta das especificidades do aluno do século XXI. É necessário reestruturar a ideia de literatura e refletir sobre como ela vem sendo incorporada às novas mídias, plataformas e redes sociais. Deve-se repensar os usos destas novas tecnologias da comunicação e como a identidade pós-moderna interage com elas. Neste viés, este trabalho busca refletir sobre a experiência do projeto Gêneros Literários em Ambientes Digitais (GLADs) em 2012, que engloba novas tecnologias em um contexto de educação básica e em escola pública. Será utilizado para tal análise um recorte de três oficinas de letramento na plataforma Twitter as quais culminam na criação de minicontos na plataforma. Dessa forma, far-se-á por meio deste relato uma discussão acerca da Literatura e suas fronteiras, fomentando a reflexão sobre se de que maneira a literatura digital pode ser implementada no processo educativo Contemporaneity is known for a revolution in communicative standards due to technological innovations. Nowadays, the technological innovations have been happening faster and faster, which enables the contemporary citizen to communicate and to create meaning in a variety of ways. Therefore, it is necessary to rethink about how the literature deals with these changes and what are the consequences for the classroom. In order to discuss new technologies in classroom, it is indispensable to tear with some paradigms and to reevaluate some concepts that do not cope with the specificities of our 21th century students. It is necessary to restructure our idea about literature and reflect about how literature has been incorporated in New Media, platforms and social networks. We need to rethink about the use of this new communication technology and how the postmodern identity interacts with it. Thus, this work seeks to reflect about the experience of the project “Gêneros Literarios em Ambientes Digitais (GLADs) in 2012, which works with new technology in the context of junior high school and in a public institution. The corpus of analyses will be the workshops of literacy in Twitter platform which develops the creation of flash fiction inside the platform. In conclusion, there will be a discussion about literature and its boundaries, trying to foster a reflection about the ways to implement digital literature in the educational process. |
Palabras clave : | Letras Literatura Sala de aula Letters Literature Classroom |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Tipo de acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/702 |
Fecha de publicación : | 10-may-2013 |
Aparece en las colecciones: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Anderson_versão_final (1).pdf | Trabalho apresentado ao final do Curso de Graduação em Licenciatura em Letras Portuques/ Inglês e Respectivas Literaturas, na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II, como requisito parcial do titulo de licenciado | 958.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons