???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7001
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A prática interdisciplinar nos cursos de Engenharia de Agrimensura e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Unipampa - Campus Itaqui – da proposta à realidade
Autor(es): Miranda, Thaís Possati
Primeiro Orientador: Silveira, Paulo Roberto da
Resumo: A Prática interdisciplinar consiste num esforço em que um tema ou fenômeno é abordado com a mobilização de conhecimentos de duas ou mais disciplinas e intencionalmente se estabelecem nexos e vínculos, buscando-se alcançar um conhecimento mais abrangente. A função da universidade não é apenas capacitar o acadêmico, mas construir um conhecimento que promova sua cidadania e consciência, através do estímulo do seu senso crítico e autonomia, rompendo a barreira entre a teoria e a prática. Por isso a interdisciplinaridade deve ter um fim prático, estar inserida e ser exercida no cotidiano acadêmico. No processo educativo a interdisciplinaridade visa favorecer o processo de aprendizagem, respeitando os saberes dos alunos; o professor através de práticas interdisciplinares possibilita o compartilhamento, o diálogo, a interdependência entre os conceitos. Com a ênfase que a discussão sobre a interdisciplinaridade tem assumido no Brasil, faz-se necessário um estudo sobre a situação na Unipampa em relação a interdisciplinaridade presente nos cursos de graduação. Utilizando-se de questionários aplicados a docentes e discentes dos cursos de Engenharia de Agrimensura e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, da Universidade Federal do Pampa, o presente estudo analisa as formas pelas quais a interdisciplinaridade se manifesta nas práticas pedagógicas dos cursos em questão. Busca-se propor uma reflexão sobre o tema aos discentes e docentes, pretendendo-se contribuir com a discussão sobre o mesmo e conscientizá-los sobre sua importância na formação profissional. Aponta-se para as dificuldades encontradas pelos docentes para desenvolver as práticas interdisciplinares motivadas pela sua formação, a ausência de espaços nos cursos onde exercite-se o agir interdisciplinar e as estruturas curriculares que compartimentam o conhecimento em componentes curriculares estanques.
Abstract: Interdisciplinary practice consists of an effort in which a theme or phenomenon is approached with the mobilization of knowledge from two or more disciplines and intentionally establishes ties and bonds, seeking to achieve a more comprehensive knowledge. The function of the university is not only to empower the academic, but to construct a knowledge that promotes its citizenship and consciousness, by stimulating its critical sense and autonomy, breaking the barrier between theory and practice. That is why interdisciplinarity must have a practical end, be inserted and be exercised in everyday academic. In the educational process, interdisciplinarity aims to favor the learning process, respecting the students' knowledge; The teacher through interdisciplinary practices enables sharing, dialogue, and interdependence between concepts. With the emphasis that the discussion about interdisciplinarity has assumed in Brazil, it is necessary to study the situation in Unipampa in relation to the interdisciplinarity present in undergraduate courses. The present study analyzes the ways in which interdisciplinarity manifests itself in the pedagogical practices of the courses in question, using questionnaires applied to teachers and students of the courses of Engineering of Surveyor and Interdisciplinary in Science and Technology of the Federal University of Pampa. The aim is to propose a reflection on the subject to the students and teachers, aiming to contribute with the discussion about the same and to make them aware of its importance in the professional formation. The difficulties encountered by teachers in the development of interdisciplinary practices motivated by their formation, the absence of spaces in the courses where the interdisciplinary action and the curricular structures that compartmentalize the knowledge in the curricular components are studied.
metadata.dc.subject: Ensino
Compreensão
Práticas pedagógicas
Interdisciplinaridade
Education
Comprehension
Pedagogical practices
Interdisciplinary
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
metadata.dc.identifier.citation: MIRANDA, Thaís Possati. A prática interdisciplinar nos cursos de Engenharia de Agrimensura e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Unipampa - Campus Itaqui – da proposta à realidade. 2022. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7001
metadata.dc.date.issued: 21-Nov-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Thaís Possati Miranda - 2016.pdf122.53 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???