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dc.contributor.advisor1Meira, Mirela Ribeiro-
dc.creatorSoares, Douglas Ferreira-
dc.date.accessioned2022-04-06T16:32:59Z-
dc.date.available2022-04-06-
dc.date.available2022-04-06T16:32:59Z-
dc.date.issued2022-03-25-
dc.identifier.citationSOARES, Douglas Ferreira. Pronunciar o mundo : diálogos entre a teoria Freireana e a práxis educativa em instituição popular, o "cursinho" pré - universitário emancipa, de Porto Alegre, RS. 95 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6985-
dc.description.abstractThe questions of this work refer to one of the institutions of Popular Education of the Rede Emancipa, the Pre-University Course Emancipa, located in Porto Alegre, RS. It permeates the dilemmas that arise when the coherence between its praxis, its nature and its function is questioned, dialoguing with the disturbing connections that inhabit this experience of Popular Education. It asks about the (im)possibilities of harmonizing its supposedly di alogical praxis and its hypothetically excluding function when preparing for the Exame Nacional do Ensino Médio (National High School Exam - ENEM) test, thus working under a mercantile logic. By selecting the best grades to enter public universities, other pre-universities - not institutions of Popular Education - reinforce this model. This finding demanded to investigate, together with the voices of participants of the Course Emancipa, a dilemma that arises: on the one hand, the dialogic actions based on the educator Paulo Freire, which paradoxically guide him; on the other hand, it worked on the logic of com petition. Thus, dialogues were interwoven, in the lived and in the told, narrating the daily life and the praxis of this Popular institution, from the voices of a coordinator, a student and two former students. The qualitative research used the Ethnographic Method and its instruments; observation, field diary and semi-structured interviews, recorded through digital platforms. The testimonies of the course participants showed a dialogical orienta tion, discarding the dominant orientation in the common Pre Entrance Exam, both in its praxis and in its contents, methodologies, cultural formation and reception. The voices of those involved “pronounced” worlds full of meanings of dignifying life beyond the class room, showing the impact of this type of experience in affective, bonding, existential and emancipatory terms and how much this specific orientation transformed the lives of the witnesses.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectCursinho pré–universitário popularpt_BR
dc.subjectRede Emancipapt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subjectPopular educationpt_BR
dc.subjectPopular course pre-universitypt_BR
dc.subjectRede emancipapt_BR
dc.titlePronunciar o mundo : diálogos entre a teoria Freireana e a praxis educativa em instituição popular, o "cursinho" pré - universitário emancipa, de Porto Alegre, RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Meira, Mirela Ribeiro-
dc.contributor.referee2Bussoletti, Denise Marcos-
dc.contributor.referee3Plaszewski, Helenara-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoAs indagações desse trabalho referem-se a uma das instituições de Educação Popular da Rede Emancipa, o Cursinho Pré-Universitário Emancipa, localizado em Porto Alegre, RS. Perpassa os dilemas que se interpõem quando se indaga a coerência entre sua práxis, sua natureza e sua função, dialogando com as conexões inquietantes que habitam essa experiência de Educação Popular. Pergunta-se sobre as (im) possibilidades de se harmonizar sua práxis, supostamente dialógica e sua função, hipoteticamente excludente, ao preparar para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), trabalhando assim sob uma lógica mercantil. Ao selecionar as melhores notas para adentrar as universidades públicas, outros Pré-Vestibulares- não instituições de Educação Popular- reforçam esse modelo. Essa constatação demandou investigar, junto às vozes de participantes do Cursinho Emancipa, um dilema que se interpõe: de um lado, as ações dialógicas baseadas no educador Paulo Freire, que paradoxalmente o orientam; de outro, se trabalhava na lógica da competição. Assim, diálogos foram entretecidos, no vivido e no contado, narrando o cotidiano e a práxis desta instituição Popular, a partir das vozes de um coordenador, um aluno e dois ex-alunos. A pesquisa, qualitativa, utilizou-se do Método Etnográfico e de seus instrumentos; observação, diário de campo e entrevistas semiestruturadas, gravadas através de plataformas digitais. Os testemunhos dos participantes do Cursinho visibilizaram uma orientação dialógica, descartando a orientação dominante nos Pré-Vestibulares comuns, tanto em sua práxis como em seus conteúdos, metodologias, formação cultural e acolhimento. As vozes dos envolvidos “pronunciaram” mundos plenos de sentidos de dignificação da vida para além da sala de aula, transparecendo o impacto desse tipo de experiência em termos afetivos, vinculares, existenciais e emancipatórios e o quanto essa orientação específica transformou as vidas dos testemunhantes.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

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