Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6972
Tipo: Anais de Evento
Título: XXIX Seminário Internacional de Formação de Professores para América Latina: democracia e diversidade: Anais resumos expandidos; 24, 25 e 26 de novembro de 2021.
Título(s) alternativo(s): XXIX International Seminar on Teacher Training for Latin America: Democracy and Diversity: Anais Full Articles ; 24th, 25th and 26th of November from 2021
Autor(es): Universidade Federal do Pampa, (Brasil)
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo discutir como a Base Nacional Comum Curricular ± BNCC e o Currículo Paulista abordam a temática da indústria e da inovação nesses dois novos currículos implementados em 2018 e 2019 respectivamente, bem como as metodologias que os professores podem oferecer para que as competências e habilidades apresentadas nesses dois documentos possam sem desenvolvidas entre os estudantes. Birigui é conhecida nacionalmente como Capital Nacional do Calçado Infantil, dessa forma, é notório que a economia e o arranjo territorial desse munícipio estejam amplamente atrelados às empresas calçadistas. Logo, falar de indústrias e inovação industrial, em especial a calçadista, é trazer o conteúdo das aulas à realidade dos estudantes, já que a grande maioria de seus familiares trabalham nessas empresas. Dessa forma, o trabalho de campo realizado em uma empresa calçadista vem para solidifi car o conhecimento adquirido em sala de aula, apresentando a todos os discentes, de forma, empírica, àquilo que os acompanha em casa e as discussões realizadas nas aulas de Geografi a.
Abstract: The present work aims to discuss how the National Common Curricular Base ± BNCC and Curriculum Paulista address the theme of industry and innovation in these two new curricula implemented in 2018 and 2019 respectively, as well as the methodologies that teachers can offer so that the competencies and skills presented in these two documents can developed among students. Birigui is nationally known as the National Capital of Children's Footwear, therefore, it is clear that the economy and the territorial arrangement of this municipality are largely linked to footwear companies. then talk of industries and industrial innovation, especially footwear, is to bring the content of the classes to reality of students, since the vast majority of their family members work in these companies. In this way, the field work carried out in a footwear company comes to solidify the knowledge acquired in the classroom, presenting to all students, in an empirical way, what accompanies them in home and the discussions held in Geography classes.
Palavras-chave: Educação
Ensino Superior
Universidade Pública
Educação Básica
Education
Teachers - Training
University education
Basic education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Citação: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA.XXIX Seminário Internacional de Formação de Professores para América Latina: democracia e diversidade: Anais Resumos Expandidos ; 24, 25 e 26 de novembro de 2021. [recurso eletrônico]. Bagé, RS: Unipampa, 2021. 1579 p. ISBN978-65-00-35544-4. E-book, disponível em https://repositorio.unipampa.edu.br.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6972
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Ciências Humanas-Anais de Conferências , Resumos e Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
XXIISeminariointernacionalAL.pdf25.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.