Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6939
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Avaliação da aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas por meio de uma sequência didática como estratégia de ensino
Autor(es): Oliveira, Daniela Kaminski de
Primeiro Orientador: Sinks, Udo Eckard
Coorientador: Silva, Elisabete de Avila da
1° Membro da banca: Sinks, Udo Eckard
2° Membro da banca: Missau, Fabiana Cristina
3° Membro da banca: Zimmermann, Nilo Eduardo Kehrwald
Resumo: A Química Orgânica é uma das áreas da química de grande importância para os seres humanos, os compostos de carbono são constituintes importantes para o organismo humano, mesmo estando intrinsecamente relacionada com a vida, a Química Orgânica é pouco explorada no ensino médio, e a maioria dos professores ainda têm muitas dificuldades para contextualizar os conteúdos dessa disciplina em suas aulas. O presente trabalho de conclusão de curso apresenta a utilização de uma Sequência Didática, como estratégia de ensino para o conteúdo de funções orgânicas. A pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa e a Sequência Didática foi aplicada em uma turma de cinco alunos do componente Química Geral II do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé-RS. O trabalho tem por objetivo investigar a possibilidade de uma Sequência Didática, no ensino de Química, pode promover uma melhor compreensão de conceitos químicos. A aplicação da Sequência Didática foi dividida em três partes: aula introdutória sobre a Química Orgânica, apresentação do conteúdo e questionário final. A partir da análise dos resultados observou-se que a utilização da SD como metodologia diferenciada de ensino se mostrou efetiva no processo de construção/reconstrução dos conhecimentos dos alunos.
Abstract: Within Chemistry Organic Chemistry is of great importance to human beings as carbon compounds are important constituents of the human organism. Even though they are intrinsically related to life, Organic Chemistry is rarely explored in high school and most of the teachers have many difficulties to contextualize the contents of this discipline in their classes. This research monograph presents and discusses the use of a Didactic Sequence as a teaching strategy for the content of functional groups in organic chemistry. The research was carried out with a qualitative approach and the Didactic Sequence was applied in a class of five undergraduate chemistry students of the Chemistry II Class at Federal University of Pampa - Campus Bagé. The work aims to investigate if a Didactic Sequence can promote a better understanding of chemical concepts. The application of the Didactic Sequence was divided into three parts: introductory class on Organic Chemistry, presentation of the content, and final questionnaire. From the analysis of the results, it was observed that the use of SD as a differentiated teaching methodology proved to be effective in the process of construction/reconstruction of students' knowledge.
Palavras-chave: Ensino em Química
Aprendizagem Significativa
Química Orgânica
Sequência Didática
Teaching in Chemistry
Significant Learning
Organic chemistry
Following teaching
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: OLIVEIRA, Daniela Kaminski de. Avaliação da aprendizagem do conteúdo de funções orgânicas por meio de uma sequência didática como estratégia de ensino. 88 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Química ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6939
Data do documento: 21-Mar-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Daniela_Kaminski_de_Oliveira.pdf1.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.