Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6910
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O sindicalismo docente na construção da identidade do (a) professor (a): uma análise a partir do 16º núcleo do CPERS São Borja
Autor(es): Pastre, Tatiana Fraga
Primeiro Orientador: Guindani, Evandro Ricardo
1° Membro da banca: Berwig, Solange Emilene
2° Membro da banca: Guindani, Yáscara Michele Neves Koga
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso pesquisa como temática central o sindicalismo docente, e como objeto de análise, a influência do mesmo sobre a construção e formação da identidade docente. O objetivo geral consiste em identificar as características do sindicalismo docente que influenciam na formação da identidade do(a) professor(a). A pesquisa possui como foco de análise o 16º Núcleo do CPERS Sindicato, localizado no município de São Borja. O método utilizado para nortear a produção da pesquisa será o método dialético, que permite a compreensão do processo histórico e também a investigação da realidade, uma vez que é constituída por três categorias essenciais: a historicidade, a contradição e a totalidade. Metodologicamente, a pesquisa baseou-se em análise bibliográfica e entrevistas, considerando uma pesquisa qualitativa. É discutido e teorizado a função do sindicato e a transformação social através da mudança nas superestruturas, buscando uma nova realidade. Os resultados apontam que há uma influência do sindicalismo na construção da identidade docente, mas ainda é pouco explorada.
Resumen: Este trabajo de conclusión del curso investiga sindicalismo docente como tema central, y como objeto de análisis, su influencia em la construcción y formación de la identidad docente. El objetivo general es identificar las características del sindicalismo docente que influyen en la formación de la identidad del docente. La investigación tiene como foco de análisis el núcleo 16 del Sindicato CPERS, ubicado en la ciudad de São Borja. El método utilizado para orientar la producción de la investigación será el método dialéctico, que permite la comprensión del proceso histórico y también la investigación de la realidad, ya que consta de tres categorías esenciales: historicidad, contradicción y totalidad. Metodológicamente, la investigación se basó en análisis bibliográfico y entrevistas, considerando una investigación cualitativa. Se discute y teoriza la función de la unión y transformación social a través del cambio de superestructuras, buscando una nueva realidad. Los resultados se incluyen en las consideraciones finales, donde se analizó que la influencia del sindicalismo en la construcción de la identidad docente existe, pero aún está poco explorada.
Palavras-chave: Sindicatos - Professores
Sindicalismo
Trabalho
Sindicatos – Profesores
Trabajo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citação: PASTRE, Tatiana Fraga. O sindicalismo docente na construção da identidade do (a) professor (a): uma análise a partir do 16º núcleo do CPERS São Borja. 2021. 53 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6910
Data do documento: 8-Out-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TATIANA FRAGA PASTRE 2021.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.