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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Ensino de Português como língua adicional para refugiados venezuelanos mediado por uma abordagem de ensino intercultural
Autor(es): Jurgina, Daniele Ferreira
Primeiro Orientador: Pereira, Aden Rodrigues
1° Membro da banca: Pereira, Aden Rodrigues
2° Membro da banca: Damasceno, Vanessa Doumid
3° Membro da banca: Irala, Valesca Brasil
Resumo: O ensino do português brasileiro foi se expandido no Brasil com o passar dos anos por causo do aumento de pessoas refugiados/imigrantes reconhecidas no país no final de 2020. Por isso, as Universidades Federais começaram a promover mais cursos de Português como Língua Adicional, PLA, voltados para esse público, refugiado/imigrante, com a finalidade de contribuir com processo de integração desses estrangeiros onde se encontram inseridos. É nesses espaços pedagógicos criados pelas Universidades que o Ensino de PLA consegue promover o acolhimento aos alunos refugiados/imigrantes tentando integrá-los por meio de uma mediação didático intercultural entre sujeitos-mundos culturais diversificados. Diante disso, constatamos a importância de elaborar materiais didáticos que contenham conteúdos e métodos culturalmente sensíveis para o ensino e aprendizagem de PLA, em busca de conhecimentos mediados por diálogos interculturais para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem desses aprendizes. Além disso, considerar também na elaboração desses materiais, questões relacionadas a identidades culturais, voltados ao nosso “pertencimento”, em relação as nossas concepções identitárias, de pertencer a um determinado grupo, social, político ou religioso. Este trabalho teve como objetivo investigar como aconteceu a integração de alunos refugiados/imigrantes através da interculturalidade e do acolhimento em aulas de Português como Língua Adicional (PLA) ministrado no curso “Aspectos da Cultura Brasileira” para uma família venezuelana. Para isso, foi feita uma análise descritiva da elaboração dos planos de aula do módulo “Identidades” e dos relatos feitos em sala de aula pelos alunos por meio das gravações. A partir da análise dos dados, foi possível identificar os diálogos interculturais promovidos nos planos de aula e alguns desafios relacionados ao ensino do português como Língua de Acolhimento em uma perspectiva intercultural.
Abstract: The teaching of Brazilian Portuguese has expanded in Brazil over the years because of the increase of refugees/immigrants recognized in the country in the late 2020s. Therefore, the Federal Universities have started to promote more courses in Portuguese as an Additional Language, PLA, aimed at this public, refugees/immigrants, with the purpose of contributing to the integration process of these foreigners where they are inserted. It is in these pedagogical spaces created by Universities that the teaching of PLA is able to promote the welcoming of refugee/immigrant students by trying to integrate them through a didactic-intercultural mediation between different cultural subjects-worlds. In this regard, we see the importance of developing didactic materials that contain culturally sensitive contents and approaches for teaching and learning PLA in the search for knowledge that are mediated by intercultural dialogues in order to contribute with the teaching and learning process of these students. In addition, to consider also in the elaboration of these materials issues related to cultural Identities, focused on our "belonging", in relation to our conceptions of identity, of being part of a specific group, social, political or religious. The aim of this research was to investigate how the integration of refugee/immigrant students happened through interculturality and welcoming in Portuguese as an Additional Language (PLA) classes taught in the course "Aspects of Brazilian Culture" to a Venezuelan family. For this, it was made a descriptive analysis of the elaboration of the lesson plans of the module "Identities" and an analysis of the reports made in the class by the students through the recordings. From the data analysis, it was possible to identify the intercultural dialogues that were promoted in the lesson plans and some challenges related to the teaching of Portuguese as a Host Language on an intercultural perspective.
metadata.dc.subject: Português como Língua Adicional
Acolhimento
Interculturalidade
Portuguese as an Additional Language
Welcoming
Interculturality
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: JURGINA, Daniele Ferreira . Ensino de Português como língua adicional para refugiados venezuelanos mediado por uma abordagem de ensino intercultural. 82 p. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras -Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6907
metadata.dc.date.issued: 14-Mar-2022
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