???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6886
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Trabalho docente: análise de indicadores educacionais na cidade de São Borja
Autor(es): Ribeiro, Mitiele Spindola
Primeiro Orientador: Guindani, Yáscara Michele Neves Koga
1° Membro da banca: Guindani, Evandro Ricardo
2° Membro da banca: Trevisol, Marcio Giusti
Resumo: O trabalho docente sofre progressivamente com os impactos sociais, econômicos e políticos gerados pelas transformações ocorridas na sociedade. E essas repercussões, muitas vezes, intensificam a precarização do trabalho do professorado. Considerando esse cenário, a presente pesquisa tem como temática a condição do trabalho docente na cidade de São Borja - RS. O estudo tem como objetivo analisar as condições do trabalho docente no município, contextualizando a conjuntura municipal ao processo da precarização do trabalho desses profissionais na educação básica brasileira. Partindo da realidade do professorado de São Borja, a presente pesquisa tem ainda como intuito delinear o perfil dos professores da cidade, para compreender como o corpo docente atua nos mais diversos espaços educacionais. A contextualização e discussão tem como fundamentação teórica as obras de Charlot (2013), Nóvoa (1999), Saviani (2013), Gentili (1996), Esteve (2002), Bourdieu (1998), Gatti (2010), Imbérnon (2000), entre outros. Na metodologia, utilizou-se a pesquisa quantitativa, empregando a técnica de análise de indicadores educacionais, especificamente, o indicador de esforço docente elaborado pelo INEP (2020). Em relação aos resultados, constatou-se que a maior parte dos docentes atuam em mais de uma instituição de ensino e turno, tendo em média de 50 a 400 alunos. Verificouse também que, entre os estados que participaram da pesquisa, São Paulo apresentou o menor nível de esforço docente. Relativo às escolas do município de São Borja, verifica-se que o Instituto Estadual Arneldo Matter apresentou o maior nível de esforço docente, referente às duas etapas de ensino. As escolas localizadas no interior de São Borja apresentaram menores níveis de esforço docente. Não foram constatados fortes indícios que pudessem afirmar diferenças de nível de esforço entre escolas centrais ou periféricas.
Abstract: The teaching work progressively suffers from the social, economical, and political impacts generated by the transformations that have occurred in society, and these repercussions often intensify the worsening of conditions of the teachers' work. Considering this scenario, the present research has as its thematic the state of the teaching work in the city of São Borja. The study aims to analyze the conditions of the teaching work in the municipality, contextualizing the municipal scenario to the process of worsening of the teaching work in Brazilian basic education. Starting from the reality of the teachers in São Borja, the present research also aims to outline the profile of the teachers in the city in order to understand how the teaching staff acts in the most diverse educational spaces. The contextualization and discussion have as theoretical foundation the works of Charlot (2013), Nóvoa (1999), Saviani (2013), Gentili (1996), Esteve (2002), Bourdieu (1998), Perrenoud (2001), Gatti (2010), Imbérnon (2000), among others. For the methodology, quantitative research was used, employing the technique of analysis of educational indicators, specifically the indicator of teaching effort prepared by INEP (2020). Regarding the results, we found that most teachers work in more than one educational institution and more than one shift, having an average of 50 to 400 students. We also found that among the states that participated in the survey, São Paulo had the lowest level of teaching effort. Regarding the schools in São Borja, the Instituto Estadual Arneldo Matter showed the highest level of teaching effort for both stages of education. The schools located in the countryside of São Borja showed lower levels of teaching effort. No strong evidence was found that could affirm differences in teaching effort levels between central or peripheral schools.
metadata.dc.subject: Professores – Formação
Professores - Satisfação no trabalho
Ambiente de trabalho
Teachers – Training
Teachers - Job satisfaction
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: RIBEIRO, Mitiele Spindola. Trabalho docente: análise de indicadores educacionais na cidade de São Borja. 2021. 79 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6886
metadata.dc.date.issued: 4-Oct-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Humanas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Mitiele Spindola Ribeiro - 2021.pdf862.8 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???