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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Protótipo de aplicativo móvel para ensino e aprendizagem de tabela verdade
Autor(es): Dias, Bruna de Abreu
Primeiro Orientador: Finger, Alice Fonseca
Coorientador: Silva, Williamson Alison Freitas
Resumo: Softwares educacionais podem ser utilizados como estratégia para facilitar o ensino e aprendizagem, auxiliando no entendimento dos conteúdos vistos em aula. Aplicativos com conteúdos de Lógica Matemática estão disponíveis na Google Play Store, mas aqueles que abordam o assunto de tabela verdade não apresentam boa usabilidade, são de difícil entendimento, demandam que o aluno já saiba o conteúdo e não tem seu idioma em português. Para auxiliar discentes na disciplina de Lógica Matemática, foi desenvolvido um protótipo para um aplicativo para tabela verdade com requisitos funcionais elencados em uma avaliação com um Grupo Focal composto por docentes, e outros definidos pelos autores deste trabalho. Para avaliar o protótipo, foram utilizadas três métricas: System Usability Scale (SUS), Emo Cards e o Technology Acceptance Model (TAM), no intuito de medir a facilidade de uso, analisar as emoções dos usuários após interação com a interface e avaliar a aceitabilidade do protótipo. Como resultado, o protótipo possui boa utilidade, entretanto, foram comentados sobre pontos de melhoria, como as cores utilizadas. Palavras-chaves: Lógica Matemática; Tabela Verdade; Ensino; Aprendizagem;
Resumen : Educational software can be used as a strategy to facilitate teaching and learning, helping to understand the contents seen in class. Applications with Mathematical Logic content are available on the Google Play Store, but those that address the subject of truth tables do not present good usability, are difficult to understand, demand that the student already knows the content and does not have their language in Portuguese. To help students in the Mathematical Logic discipline, a prototype was developed for a truth table application with functional requirements listed in an evaluation with a Focus Group composed of professors, and others defined by the authors of this work. To evaluate the prototype, three metrics were used: System Usability Scale (SUS), Emo Cards and the Technology Acceptance Model (TAM), in order to measure ease of use, analyze users’ emotions after interaction with the interface and evaluate the acceptability of the prototype. As a result, the prototype has good utility, however, points for improvement, such as the colors used, were commented on. Keywords: Mathematical logic; Truth table; Teaching; Learning;
Palabras clave : Engenharia de software
Lógica simbólica e matemática
Ensino
Aprendizagem
Software engineering
Logic, Symbolic and mathematical
Teaching
Learning
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citación : DIAS, Bruna de Abreu; FINGER, Alice Fonseca; SILVA, Williamson Alison Freitas. Protótipo de aplicativo móvel para ensino e aprendizagem de tabela verdade. Orientadora: Alice Fonseca Finger. 2022. 18p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de software) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de software, Alegrete, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6867
Fecha de publicación : 10-mar-2022
Aparece en las colecciones: Engenharia de Software

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