???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6845
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Silveira, Karla Beatriz Vivian-
dc.creatorFuchs, Joaquina Solange-
dc.date.accessioned2022-03-04T18:37:01Z-
dc.date.available2019-09-01-
dc.date.available2022-03-04T18:37:01Z-
dc.date.issued2019-06-25-
dc.identifier.citationFUCHS, Joaquina Solange. Investigação do desenvolvimento da aprendizagem e do pensamento geométrico. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6845-
dc.description.abstractThe present research aims to investigate and analyze how the Euclidean learning and geometric thinking of the students of the 9th grade of Elementary School, based on the Van Hiele model, develops. For this, we sought theoretical basis on the development of geometric learning and the Van Hiele model, considering the five levels of learning related to the teaching of Geometry and its understanding. The methodology adopts the presuppositions of a qualitative research, of applied nature, with case study. It was planned a didactic sequence and applied in the 9th year of Elementary School, of the State High School Odila Villordo de Moraes, in Itaqui, during three meetings of two class periods each. Data collection was done by means of annotations of the researcher's observations during the investigation and by the students' resolutions, which were collected at the end of each meeting. As for the results, the difficulties in (re-) knowing the properties, definitions and classifications of the geometric contents worked, considering the five levels of van Hiele and the learning phases, were verified. It was concluded how important it is for the teacher to work on the mathematical language and to develop the geometric knowledge in the whole. It was observed that geometric learning happens when the student understands and appropriates geometric knowledge, using strategies of resolution and that geometric thinking occurs when conjecture about the knowledge learned, using their own reasoning. It was verified the importance of the levels of learning that the students are and how much this research is relevant and contributes to my formation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPensamento geométrico.pt_BR
dc.subjectAprendizagem geométrica.pt_BR
dc.subjectGeometria.pt_BR
dc.subjectModelo de Van Hiele.pt_BR
dc.subjectGeometric thinking.pt_BR
dc.subjectGeometric learning.pt_BR
dc.subjectGeometry.pt_BR
dc.subjectModel of Van Hielept_BR
dc.titleInvestigação do Desenvolvimento da Aprendizagem e do Pensamento Geométricopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5271343274604279pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7199536513974481pt_BR
dc.contributor.referee1Leão, Alex Sandro Gomes-
dc.contributor.referee2Junqueira, Sonia Maria da Silva-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo investigar e analisar como se desenvolve a aprendizagem e o pensamento geométrico euclidiano dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, fundamentada no modelo de Van Hiele. Para tanto, buscou-se fundamentação teórica sobre o desenvolvimento da aprendizagem geométrica e o modelo de Van Hiele, considerando os cinco níveis de aprendizagem relacionados ao ensino da Geometria e sua compreensão. A metodologia adota pressupostos de uma pesquisa qualitativa, de natureza aplicada, com estudo de caso. Foi planejada uma sequência didática e aplicadas no 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Estadual de Ensino Médio Odila Villordo de Moraes, em Itaqui, durante três encontros de dois períodos aula, cada. A coleta de dados deu-se por meio de anotações das observações da pesquisadora durante a investigação e pelas resoluções dos alunos, que foram recolhidas ao término de cada encontro. Quanto aos resultados, verificou-se as dificuldades em (re)conhecer as propriedades, definições e classificações dos conteúdos geométricos trabalhados, considerando os cinco Níveis de van Hiele e as fases de aprendizagem. Concluiu-se o quanto é importante o professor trabalhar a linguagem matemática e desenvolver os conhecimentos geométricos na integra. Constatou-se que a aprendizagem geométrica acontece quando o aluno compreende e se apropria do conhecimento geométrico, utilizando estratégias de resolução e que o pensamento geométrico ocorre quando conjectura sobre os conhecimentos aprendidos, utilizando um raciocínio próprio. Verificou-se a importância dos níveis de aprendizagem que os alunos se encontram e o quanto esta pesquisa é relevante e contribui para a minha formação.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Mat 2019 Joaquina S Fuchs.pdf912.04 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???