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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Os Níveis do Pensamento Geométrico de Van Hiele em Questões de Geometria Espacial do Exame Nacional do Ensino Médio: uma Análise de Protocolos de Acadêmicos Ingressantes na Educação Superior
Autor(es): Matos, Daiane de Almeida Brazeiro de
Primeiro Orientador: Maggio, Deise Pedroso
1° Membro da banca: Kehler, Gabriel dos Santos
2° Membro da banca: Romio, Leugim Corteze
Resumo: O presente trabalho tem por questão de pesquisa: quais níveis do pensamento geométrico de Van Hiele são mobilizados por licenciandos em Matemática diante das questões de geometria espacial do ENEM? O objetivo é analisar os protocolos dos acadêmicos ingressantes na Educação Superior diante de questões de geometria espacial adaptadas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio. O objetivo específico é analisar a capacidade de argumentação (justificativas) dos acadêmicos ingressantes nas questões adaptadas de geometria espacial do ENEM, tendo em vista um dos cinco níveis do pensamento geométrico de Van Hiele. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, pois é determinada pelas características de sua questão de pesquisa, que implica dados documentais, isto é, as produções de acadêmicos ingressantes em um curso de Matemática-Licenciatura de uma universidade pública situada na fronteira oeste do Estado do Rio Grande do Sul diante de questões adaptadas do ENEM, que são passíveis de descrição e interpretação (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). Recorreu-se à sequência de movimentos recursivos da Análise Textual Discursiva: unitarização, categorização e produção de metatexto. A partir dos protocolos dos acadêmicos, constataram-se os três primeiros níveis do pensamento geométrico de Van Hiele, a saber: Reconhecimento, Análise e Abstração. Isto significa que os acadêmicos ingressantes ainda estão na transição da Educação Básica para a Educação Superior, ou seja, no decorrer do curso de Matemática-Licenciatura, podem atingir os níveis mais elevados da teoria, que são o nível 4 (Dedução) e o nível 5 (Rigor), conforme é esperado na Educação Superior.
Abstract: The research question of this work is the following: which levels of Van Hiele model of geometric thinking do undergraduate Mathematics students mobilize when solving spatial geometry questions of the National High School Exam (ENEM)? The objective is to analyze the protocols followed by higher education students when faced with spatial geometry questions adapted from ENEM tests. The specific objective is to analyze the incoming students’ argumentative capacity (justifications) to answer spatial geometry questions adapted from ENEM, considering one of the five levels of Van Hiele model of geometric thinking. This is a qualitative research, as it is determined by the characteristics of the research question, which implies documentary data, i.e. answers provided by Mathematics students to questions adapted from ENEM that can be subject to description and interpretation (LÜDKE; ANDRÉ, 1986). The participants were attending a public university situated in the western border of the State of Rio Grande do Sul. The sequence of recursive movements of the Textual Discourse Analysis were used: unitarization, categorization and production of meta-text. The first three levels of Van Hiele model of geometric thinking were found in the students’ protocols: Visualization, Analysis and Abstraction. This means that the incoming students were still transitioning from Basic Education to Higher Education, that is, along the Mathematics course they might reach the highest levels, i.e. Level 4 (Formal Deduction) and Level 5 (Rigor), as expected from Higher Education.
Palavras-chave: Pensamento geométrico.
Exame Nacional do Ensino Médio.
Transição da Educação Básica para a Superior.
Geometric Thinking.
National High School Exam.
Transition from Basic to Higher Education.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
Citação: MATOS, Daiane de Almeida Brazeiro de. Os níveis do pensamento geométrico de Van Hiele em questões de geometria espacial no exame nacional do ensino médio: uma análise nos protocolos de acadêmicos ingressantes da educação superior. 2022. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6842
Data do documento: 22-Mai-2019
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