Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6814
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | O ensino dos números racionais nos anos finais do Ensino Fundamental: uma análise de produções brasileiras nos últimos dez anos |
Autor(es): | Minhos, Mariane da Rosa |
Primeiro Orientador: | Romio, Leugim Corteze |
Coorientador: | Soares, Maria Arlita da Silveira |
1° Membro da banca: | Dessbesel, Renata da Silva |
2° Membro da banca: | Kehler, Gabriel dos Santos |
Resumo: | O presente trabalho apresenta um mapeamento de pesquisas brasileiras, publicadas em periódicos da Educação Matemática, que tratam dos números racionais. Para tal, busca-se fundamentação teórica nas ideias de Onuchic e Allevato, Lamon e Romanatto, bem como na proposta curricular Parâmetros Curriculares Nacionais. A escolha metodológica é de uma pesquisa qualitativa do tipo análise documental, sendo os dados analisados por meio das etapas da análise de conteúdo. Dessa forma, pode-se constatar que poucas pesquisas foram desenvolvidas com estudantes da Educação Básica e que dentre as pesquisas identificadas o significado mais abordado é parte-todo. Além disso, são poucas as produções que apresentam sugestões de atividades envolvendo números racionais. Assim, percebe-se a necessidade de mais pesquisas envolvendo as relações existentes entre os diferentes significados dos números racionais e estudantes da Educação Básica. |
Resumen : | This paper presents a mapping of Brazilian research published in journals of mathematics education, dealing with rational numbers. To this end, it seeks to theoretical foundation in ideas Onuchic and Allevato, Lamon and Romanatto and the proposed curriculum National Curriculum Standards. The methodological choice is a qualitative study of document analysis type, and the data analyzed by the steps of content analysis. Thus, it can be seen that little research has been developed with students of basic education and that among the research identified the most discussed meaning is part-whole. Moreover, few productions have suggestions for activities involving rational numbers. Thus, we see the need for more research involving the relationship between the different meanings of rational numbers and students of basic education. |
Palabras clave : | Número Racional. Significados. Parte-todo. Quociente. Taxa. Razão e Operador. Rational Number. Meanings. Part-whole. Quotient. Rate. Ratio and Operator. |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Itaqui |
Citación : | MINHOS, Mariane da Rosa. O ensino dos números racionais nos anos finais do ensino fundamental: uma análise de produções brasileiras nos últimos dez anos. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6814 |
Fecha de publicación : | 1-dic-2016 |
Aparece en las colecciones: | Licenciatura em Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Mat 2016 Mariane da R Minhos.pdf | 801.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.