???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6797
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: O patrimônio cultural de matriz africana em Itaqui-RS
Autor(es): Souza, Graciéle Pereira
Primeiro Orientador: Silveira, Paulo Roberto da
Resumo: A preservação da cultura de um povo está intimamente ligada às memórias individuais e coletivas, ao quanto as pessoas conhecem sua história e reconhecem a sua importância para compreender o funcionamento da sociedade. Por meio da consciência sobre o patrimônio cultural construído por nosso grupo social podemos estabelecer estratégias para sua disseminação às gerações futuras. Neste trabalho investigativo, busca-se resgatar o patrimônio cultural de matriz africana presente no processo histórico-cultural de constituição da cidade de Itaqui-RS. Esta presença será constatada no vasculhar a memória social da comunidade negra. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter histórico e qualitativo, que visa identificar os patrimônios materiais e imateriais em espaços sociais como os clubes sociais negros, as escolas de samba, os terreiros, entre outros. A trajetória investigativa parte do resgate bibliográfico e de entrevistas com negros e negras, buscando-se registrar/compreender suas vivências na sociedade Itaquiense, retirando da invisibilidade elementos que fazem parte da estruturação das relações de dominação econômica, social e cultural. Utiliza-se como orientação teórica os conceitos de subalternidade e condição subalterna baseadas na obra de Anibal Quijano e José de Souza Martins, aliados às perspectivas de Maurice Halbwachs acerca da memória social. Concluímos com os elementos constituintes do patrimônio de matriz cultural africana em Itaqui-RS que são as escolas de samba, o terreiro e o clube social.
Abstract: The preservation of a people’s culture is closely linked to individual and collective memories, to the extent to which people know its history and recognize its importance in understanding the functioning of society. Through awareness of the cultural heritage built by our social group, we can establish strategies for its dissemination to future generations. In this investigative work, we seek to rescue the cultural heritage of an African matrix present in the historical-cultural process of constitution of the city of Itaqui-RS. This presence will be seen in combing the social memory of the black community. This is an exploratory research of a historical and qualitative character, which aims to identify material and immaterial heritage in social spaces such as black social clubs, samba schools, terreiros, among others. The investigative trajectory starts from the bibliographic rescue and from interviews with black men and women, seeking to record / understand their experiences in Itaquiense society, removing from invisibility elements that are part of the structuring of economic, social and cultural domination relations. The concepts of subalternity and subaltern condition based on the work of Anibal Quijano and José de Souza Martins are used as theoretical guidance, coupled with the perspectives of Maurice Halbwachs on social memory. We conclude with the constituent elements of the heritage of African cultural matrix in Itaqui-RS which are the samba schools, the terreiro and the social club.
Resumen: La preservación de la cultura de un pueblo está íntimamente ligada a la memoria individual y colectiva, en la medida en que las personas conocen su historia y reconocen su importancia para comprender el funcionamiento de la sociedad. A través de la conciencia del patrimonio cultural construido por nuestro grupo social, podemos establecer estrategias para su difusión a las generaciones futuras. En este trabajo de investigación, buscamos rescatar el patrimonio cultural de una matriz africana presente en el proceso histórico-cultural de constitución de la ciudad de Itaqui-RS. Esta presencia se verá al peinar la memoria social de la comunidad negra. Se trata de una investigación exploratoria de carácter histórico y cualitativo, que tiene como objetivo identificar el patrimonio material e inmaterial en espacios sociales como clubes sociales negros, escuelas de samba, terreiros, entre otros. La trayectoria investigativa parte del rescate bibliográfico y de entrevistas a hombres y mujeres negros, buscando registrar / comprender sus vivencias en la sociedad itaquiense, sacando de la invisibilidad elementos que forman parte de la estructuración de las relaciones de dominación económica, social y cultural. Los conceptos de subalternidad y condición subalterna basados en el trabajo de Anibal Quijano y José de Souza Martins se utilizan como orientación teórica, junto con las perspectivas de Maurice Halbwachs sobre la memoria social. Concluimos con los elementos constitutivos del patrimonio de matriz cultural africana en Itaqui-RS que son las escuelas de samba, el terreiro y el club social.
metadata.dc.subject: Patrimônio cultural
Memória coletiva
Subalternidade
Trajetória afro-brasileira
Escola de samba
Cultural heritage
Collective memory
Subalternity
Afro-brazilian trajectory
Samba school
Memoria colectiva
Subalternidad
Trayectoria afrobrasileña
Escuela de samba
CNPQ: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Itaqui
metadata.dc.identifier.citation: SOUZA, Graciéle Pereira. O patrimônio cultural de matriz africana em Itaqui-RS. 2022. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6797
metadata.dc.date.issued: 2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Bacharelado Interdisciplinar em Ciências e Tecnologia

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Graciéle Pereira Souza - 2021.pdf7.86 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???