Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6769
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino-aprendizagem de gêneros textuais com aluno deficiente auditivo: uma proposta de intervenção
Autor(es): Rodrigues, Lucielen Silva
Primeiro Orientador: Pérez, Cláudia Camerini Corrêa
Resumo: No contexto atual, a adoção de recursos tecnológicos aplicados aos processos de aprendizagem pode contribuir de forma positiva, facilitando o trabalho com os gêneros textuais e atendendo as necessidades para o ensino de alunos deficientes auditivos. Para tanto, esse trabalho estabelece como objetivo geral a realização de uma intervenção pedagógica, a qual favoreça o processo de ensino-aprendizagem de gêneros textuais por aluno com deficiência auditiva, utilizando-se de recursos tecnológicos para aplicação da sequência didática. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, com dados analisados a partir do pesquisador e os resultados apresentados com enfoque interpretativo. A fase exploratória correspondeu a revisão bibliográfica, contemplando a leitura e investigação em repositórios acadêmicos, instrumentos normativos e produções científicas da área de Educação Inclusiva, com enfoque principal em deficiência auditiva, e ainda a busca e experimentação de recursos tecnológicos. A pesquisa teve como sujeito participante aluno deficiente auditivo, do 9° ano. A coleta de dados deu-se através da observação não estruturada das intervenções, registradas no diário de campo do observador. A aplicação das aulas desenvolveu atividades de oralização/leitura, práticas de escrita e atividades de interpretação gamificadas. As ferramentas adotadas para a mediação foram o Google Meet, o Google Formulário e o Whatsapp. Nas sequências didáticas utilizou-se o software para apresentações multimídia PowerPoint e a metodologia ativa gamificação, através da plataforma Wordwall. A proposta de intervenção considerou o contexto e as subjetividades do aluno participante, possibilitando construir experiências significativas referentes a problematização elencada e atingir os objetivos deste trabalho. Palavras-Chave: Intervenção pedagógica; Deficiência auditiva; Gêneros textuais.
Resumen: En el contexto actual, la adopción de recursos tecnológicos aplicados a los procesos de aprendizaje puede contribuir positivamente, facilitando el trabajo con los géneros textuales y satisfaciendo las necesidades de enseñanza de los estudiantes sordos. Por tanto, este trabajo establece como objetivo general la realización de una intervención pedagógica, que favorezca el proceso de enseñanza-aprendizaje de los géneros textuales por parte de los estudiantes con discapacidad auditiva, utilizando recursos tecnológicos para aplicar la secuencia didáctica. La investigación presenta un enfoque cualitativo, con datos analizados del investigador y los resultados presentados con un enfoque interpretativo. La fase exploratoria correspondió a una revisión bibliográfica, contemplando la lectura e investigación en repositorios académicos, instrumentos normativos y producciones científicas en el área de Educación Integrada, con un enfoque principal en la discapacidad auditiva, y también la búsqueda y experimentación de recursos tecnológicos. La investigación tuvo como sujeto participante a un estudiante de noveno grado con discapacidad auditiva. La recolección de datos se llevó a cabo mediante la observación no estructurada de las intervenciones, registradas en el diario de campo del observador. La aplicación de las clases desarrolló actividades de oralización / lectura, prácticas de escritura y actividades de interpretación gamificada. Las herramientas adoptadas para la mediación fueron Google Meet, Google Form y Whatsapp. En las secuencias didácticas se utilizó el software para presentaciones multimedia en PowerPoint y la metodología de gamificación activa, a través de la plataforma Wordwall. La propuesta de intervención consideró el contexto y las subjetividades del alumno participante, posibilitando la construcción de experiencias significativas relacionadas con la problematización enumerada y el logro de los objetivos de este trabajo. Palabras clave: Intervención pedagógica; Pérdida de audición; Géneros textuales.
Palavras-chave: Análise de interação na educação
Surdez
Educação inclusiva
Pessoas com deficiência auditiva
Gêneros textuais
Interaction analysis in education
Deafness
Inclusive education
Hearing impaired
Textual genres
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Citação: RODRIGUES, Lucielen Silva. Ensino-aprendizagem de gêneros textuais com aluno deficiente auditivo: uma proposta de intervenção. Orientadora: Cláudia Camerini Corrêa Pérez. 2021. 85p. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português EaD) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Letras Português EaD, Alegrete, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6769
Data do documento: 17-Dez-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Letras – Português – EaD

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lucielen_Rodrigues-2022.pdf6.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.