Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6766
Tipo: | Dissertação |
Título : | Gestão escolar: construção de estratégias para minimizar o adoecimento ocupacional dos professores |
Autor(es): | Tapia, Joselma Chaves |
Primeiro Orientador: | Machado, Juliana Brandão |
1° Membro da banca: | Machado, Juliana Brandão |
2° Membro da banca: | Jacobus, Eugênio |
3° Membro da banca: | Rodrigues, Ana Cristina da Silva |
4° Membro da banca: | Mello, Elena Maria Billig |
Resumo: | Este relatório crítico-reflexivo apresenta a pesquisa de intervenção pedagógica realizada no curso de Mestrado Profissional em Educação da Unipampa, Campus Jaguarão. O estudo teve como tema a construção de estratégias para minimizar o adoecimento ocupacional dos professores, em que o público alvo foram as gestoras de duas instituições escolares, do município de Santa Vitória do Palmar. Com a problemática “De que maneira a gestão escolar pode contribuir para minimizar o adoecimento ocupacional dos professores de duas escolas do Município de Santa Vitória do Palmar?”, o objetivo geral da pesquisa foi analisar o processo de formação continuada de gestores, apontando elementos para a construção de estratégias que minimizem o adoecimento ocupacional, numa perspectiva da gestão democrática. As discussões teóricas desta pesquisa abordaram: o adoecimento ocupacional e suas implicações no trabalho docente; a gestão democrática no ambiente escolar; gestão gerencial e democrática, concepções de formação de professores e o estado do conhecimento, com alguns estudos que se aproximam da nossa temática. A pesquisa intervenção pedagógica, foi constituída através de uma formação com a participação de sete gestoras, representantes de duas escolas municipais, oportunizando momentos de multiplicação do estudo, em que elas envolveram seu grupo de professores para realização de atividades extras aos encontros. A metodologia utilizada foi baseada nos pressupostos de Damiani (2013) que detalha 3 etapas da intervenção pedagógica: o contexto/diagnóstico da intervenção, a intervenção propriamente dita e sua avaliação. Devido à situação de pandemia pela COVID-19, a formação foi realizada de forma online pelo Google Meet, totalizando a carga horária de 30h, com as temáticas da gestão escolar democrática e o adoecimento ocupacional dos professores. Essa prática se desenvolveu em 8 encontros síncronos com total de 16h e alguns momentos assíncronos, com atividades extras, combinadas para realizá-las em outro momento, que totalizou 14h. Para a discussão dos resultados foram construídas quatro categorias fundamentadas na análise de conteúdo, sendo elas: gestão escolar democrática e o adoecimento ocupacional; escola e adoecimento dos professores em tempos de pandemia; estratégias construídas para minimizar o adoecimento do professor no ambiente de trabalho nas duas escolas; e avaliação da intervenção pedagógica. A formação possibilitou momentos de construção e compartilhamento de conhecimento, reflexão e diálogo, em busca de melhorias em suas realidades escolares na coletividade, em que criaram espaços em seus locais de trabalho para deixar um ambiente mais organizado e prazeroso. Consideramos a formação de extrema relevância, ainda mais que contribui para o fortalecimento das relação no ambiente laboral. |
Resumen: | Este informe crítico-reflexivo presenta la investigación de intervención pedagógica realizada en el curso de Maestría Profesional en Educación de Unipampa, Campus Jaguarão. El estudio tuvo como tema la construcción de estrategias para minimizar la enfermedad ocupacional de los docentes, en el que el público objetivo fueron los gerentes de dos instituciones escolares de la ciudad de Santa Vitória do Palmar. Con el tema “¿Cómo puede la gestión escolar contribuir a minimizar la enfermedad ocupacional de los docentes de dos escuelas del municipio de Santa Vitória do Palmar?”, El objetivo general de la investigación fue analizar el proceso de formación continua de los directivos, señalando elementos para la construcción de estrategias que minimicen la enfermedad ocupacional, en una perspectiva de gestión democrática. Las discusiones teóricas de esta investigación abordaron: la enfermedad laboral y sus implicaciones para la labor docente; gestión democrática en el entorno escolar; gestión empresarial y democrática, concepciones de la formación docente y el estado del conocimiento, con algunos estudios que abordan nuestra temática. La intervención pedagógica de la investigación se constituyó a través de capacitaciones con la participación de siete gerentes, representantes de dos escuelas municipales, brindando espacios de multiplicación de momentos del estudio, en los que involucraron a su grupo de docentes para realizar actividades extra a los encuentros. La metodología utilizada se basó en los supuestos de Damiani (2013), que detalla 3 etapas de la intervención pedagógica: el contexto / diagnóstico de la intervención, la intervención en sí y su evaluación. Debido a la situación pandémica por COVID-19, la capacitación se realizó en línea por Google Meet, con una carga de trabajo total de 30 horas, con los temas de gestión escolar democrática y enfermedades ocupacionales del profesorado. Esta práctica se desarrolló en 8 reuniones sincrónicas con un total de 16 horas y algunos momentos asincrónicos, con actividades extras, combinadas para realizarlas en otro horario, que sumaron 14 horas. Para discutir los resultados, se construyeron cuatro categorías basadas en el análisis de contenido, a saber: gestión escolar democrática y enfermedad ocupacional; enfermedad de la escuela y los maestros en tiempos de pandemia; estrategias desarrolladas para minimizar las enfermedades de los maestros en el lugar de trabajo en ambas escuelas; y evaluación de la intervención pedagógica. La formación posibilitó momentos de construcción y puesta en común de conocimientos, reflexión y diálogo, en busca de mejoras en sus realidades colectivas escolares, en las que crearon espacios en sus lugares de trabajo para dejar un ambiente más organizado y agradable. Consideramos de suma importancia la formación, más que contribuye al fortalecimiento de las relaciones en el ámbito laboral. |
Palabras clave : | Adoecimento ocupacional dos professores Gestão democrática Formação continuada Enfermedad laboral del profesorado Gestión democrática Educación continua |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citación : | TAPIA, Joselma Chaves. Gestão escolar: construção de estratégias para minimizar o adoecimento ocupacional dos professores. 193 f. 2021. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6766 |
Fecha de publicación : | 15-dic-2021 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
JoselmaChavesTapia2021.pdf | Joselma Chaves Tapia 2021 | 3.31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.