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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Análise experimental e numérica do ensaio de compressão diametral sob diferentes configurações
Autor(es): Duó, Danielli
Primeiro Orientador: Kosteski, Luis Eduardo
Resumo: A resistência à tração é uma propriedade mecânica fundamental na análise de materiais frágeis, principalmente pela suscetibilidade de falha quando submetidos a cargas críticas. Existem três métodos experimentais que determinam os efeitos de tração, sendo os ensaios de: tração direta, tração por compressão diametral e tração por flexão. Dentre eles, o mais empregado é o segundo, que consiste na aplicação de carregamento uniaxial de compressão sob amostras cilíndricas, produzindo tensões de tração transversal, uniforme ao longo do diâmetro vertical do espécime. Apesar disso, o ensaio possui parâmetros que influenciam o resultado final de resistência dos materiais, como a largura da tira de distribuição de carregamento e a velocidade de ensaio, dependendo da solução adotada pode-se alterar propriedades elásticas dos materiais. Desta forma, o presente trabalho visa analisar o mecanismo de falha gerado no ensaio de compressão diametral quando modificadas as seções e materiais das taliscas de distribuição de carga. Para isso desenvolveu-se um programa experimental com 45 espécimes de concreto sob traço com resistência de 45MPa. Desses, utilizaram-se 10 espécimes por configuração de talisca, sendo elas: talisca de madeira (CMD), talisca metálica de 10 mm (CMT10), talisca metálica de 15 mm (CMT15) e talisca metálica de 20 mm (CMT20) e os demais ensaiados à compressão axial. Dentre os resultados experimentais, pode-se destacar que as configurações CMD e CMT20 não demonstraram diferença entre seus resultados. Os valores obtidos pela configuração CMD coincide diretamente com os valores propostos pela norma 6118 (ABNT, 2014). O formato de ruptura dos espécimes apresentou grande variação na forma e grau de dano, o que não possibilitou determinar um padrão de falha representativo. O local de ínicio das fissuras na face não coincide com o centro do corpo de prova em inúmeros ensaios, o que diverge com a teoria que embasa o experimento. Também foram desenvolvidas análises numéricas sob sistema bidimensional (2D) e tridimensional (3D) através da associação do método dos elementos discretos compostos por barras (LDEM), junto ao método dos elementos finitos (MEF). Dentre as respostas numéricas tem-se que: as curvas tensão-deformação e os formatos de ruptura são similares ao comportamento experimental, a falha com tiras metálicas ocorre sempre próximo da borda de contato e com taliscas de madeira próximo a largura efetiva, no modelo 3D a fissura propaga das faces para o centro do corpo como nas simulações 2D, e também no comprimento as mesmas se alastram das bordas para o centro do espécime. Palavras-Chave: Ensaio brasileiro de tração, tiras de carregamento, LDEM associado ao MEF.
Abstract: Tensile strength is a fundamental mechanical property in the analysis of fragile materials, mainly due to the susceptibility to failure when subjected to critical loads. There are three experimental methods that determine the effects of traction, being the tests of: direct traction, traction by diametrical compression and traction by flexion. Among them, the most used is the second, which consists in the application of uniaxial compression loading on cylindrical samples, producing transversal tensile stresses, uniform along the vertical diameter of the specimen. Despite this, the test has parameters that influence the final result of resistance of the materials, such as the width of the load distribution strip and the test speed, depending on the adopted solution, elastic properties of the materials can be changed. Thus, the present work aims to analyze the failure mechanism generated in the tensile test by diametrical compression when the sections and materials of load distribution flights are modified. For this, an experimental program was developed with 45 specimens of concrete under draft with a strength of 45 MPa. Of these, 10 specimens were used per flight configuration, namely: wooden flight (CMD), metallic flight 10 mm (CMT10), metallic flight 15 mm (CMT15) and metallic flight 20 mm (CMT20) and the others tested to axial compression. Among the experimental results, it can be highlighted that the CMD and CMT20 configurations showed no difference between their results. The values obtained by the CMD configuration directly coincide with the values proposed by the 6118 standard (ABNT, 2014). The rupture shape of the specimens showed great variation in the shape and degree of damage, which did not allow to determine a representative failure pattern. The starting point of the cracks on the face does not coincide with the exact center of the specimen in numerous tests, which diverges from the theory that supports the experiment. Numerical analyzes were also carried out under twodimensional (2D) and three-dimensional (3D) systems through the association of the method of discrete elements composed of bars (LDEM), together with the finite element method (MEF). Among the numerical responses, the stress-strain curves and the rupture shapes are similar to the experimental behavior, the failure with metallic strips always occurs close to the contact edge and with wooden slivers close to the effective width, in the 3D model the crack propagates from the faces to the center of the body as in 2D simulations, and also in length they spread from the edges to the center of the specimen. Keywords: Brazilian tensile test, loading strips, DEM associated with MEF
metadata.dc.subject: Engenharia
Engineering
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Curso: Mestrado Acadêmico em Engenharia
metadata.dc.identifier.citation: DUÓ, Danielli. Análise experimental e numérica do ensaio de compressão diametral sob diferentes configurações. Orientador: Luis Eduardo Kosteski. 2021. 130p. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6755
metadata.dc.date.issued: 20-Jul-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Engenharia

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