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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Saúde mental de professores e as implicações no ensino da educação infantil
metadata.dc.title.alternative: Teachers' mental health and implications for early childhood education
Autor(es): Bueno, Lidiele Roque
Primeiro Orientador: Graup, Susane
Resumo: A presente dissertação teve por objetivo geral analisar os indicadores de adoecimento mental de professores e as percepções que os mesmos possuem em relação às implicações desta no ensino da educação infantil de Uruguaiana/RS. A coleta de dados foi realizada mediante um questionário específico, aplicado por meio de uma plataforma online, entre os meses de abril e maio de 2020, originando dois manuscritos. O Manuscrito 1, teve por objetivo investigar a prevalência de Distúrbios Psíquicos Menores (DPM) e os fatores associados. Participaram 123 professoras(es) e responderam a um questionário eletrônico, separado em duas sessões. A primeira continha questões sobre aspectos sociodemográficos, carga horária de trabalho semanal, tempo de sono, escolaridade, número de escolas que atua, entre outros. Na sequência, a segunda parte foi composta pelo Self-Report Questionnaire-20 e teve por objetivo avaliar a presença de DPM. O ponto de corte utilizado para o estabelecimento de suspeição de DPM foi de ≥ 6 respostas positivas para homens e de ≥ 8 para mulheres. Para a análise dos dados foram utilizados procedimentos de estatística descritiva por meio de medidas de média, desvio padrão, frequências absolutas e relativas. Para a análise bivariada foi utilizado o Teste Qui-quadrado. Em todas as análises foi considerado o nível de significância de 5% (p<0,05) e intervalo de confiança de 95%. Conclui-se que a prevalência de casos indicativos de DPM é de 34,1%, sendo considerada elevada entre os professores e que há indícios da associação dessa prevalência com algumas variáveis sociodemográficas e de saúde. Renda familiar baixa, percepção ruim quanto a remuneração recebida, não atingir 8 horas de sono, não fazer acompanhamento psicológico e fazer uso de psicofármacos apresentaram relação positiva para a ocorrência de sofrimento mental. Já no Manuscrito 2, o objetivo foi analisar a percepção destes profissionais sobre saúde mental e a influência desta no ensino da educação infantil. Participaram 123 professoras(es) e responderam a um questionário eletrônico, neste continha além de questões sociodemograficas, perguntas sobre o entendimento destes a respeito do conceito de saúde mental, o que influencia o seu estado mental e este impacta nos processos de ensino-aprendizagem dos alunos. Após realizar a análise dos resultados, através da metodologia de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011), foi possível perceber que conceito de saúde mental para a maioria, está relacionado a ter qualidade de vida e bem-estar, ao equilíbrio e aos aspectos emocionais dos indivíduos. Enquanto 86,2% acreditam que o estado da sua saúde mental pode refletir no ensino dos alunos e que as condições de trabalho e as relações interpessoais são fatores a serem considerados e para tanto, compreendem que ter sintomatologia para transtornos mentais e desequilíbrio emocional podem repercutir nos processos de ensino-aprendizagem. Sendo assim, através dos dois manuscritos gerados pelo presente estudo, foi possível compreender o perfil dos profissionais, se há presença de sintomatologia para DPM entre os professores que atuam na rede municipal de ensino e as suas percepções relacionados a temática de saúde mental e seus impactos. Ressalta-se que os presentes achados são relevantes, geram preocupação e devem ser considerados para promover ações voltadas à prevenção e promoção de saúde, visando o cuidado e o amparo em saúde mental aos docentes, assim como, melhorias das condições de trabalho, ações educativas para fortalecer as relações interpessoais e espaços para escuta e acolhimento por profissionais qualificados.
Abstract: The present dissertation had as general objective to analyze the indicators of mental illness of teachers and the perceptions that they have in relation to the implications of this in the teaching of early childhood education in Uruguaiana/RS. Data collection was carried out through a specific questionnaire, applied through an online platform, between the months of April and May 2020, originating two manuscripts. Manuscript 1 aimed to investigate the prevalence of Minor Psychic Disorders (MPD) and associated factors. 123 teachers participated and answered an electronic questionnaire, separated into two sessions. The first contained questions about sociodemographic aspects, weekly workload, sleeping time, education, number of schools in which it operates, among others. Then, the second part was composed by the Self-Report Questionnaire-20 and aimed to assess the presence of MPD. The cutoff point used to establish suspicion of MPD was ≥ 6 positive responses for men and ≥ 8 for women. For data analysis, descriptive statistical procedures were used through measures of mean, standard deviation, absolute and relative frequencies. For the bivariate analysis, the Chi-square test was used. In all analyses, a significance level of 5% (p<0.05) and a 95% confidence interval were considered. It is concluded that the prevalence of cases indicative of MPD is 34.1%, which is considered high among teachers and that there is evidence of an association between this prevalence and some sociodemographic and health variables. Low family income, poor perception of the remuneration received, not getting 8 hours of sleep, not undergoing psychological counseling and taking psychotropic drugs were positively related to the occurrence of mental suffering. In Manuscript 2, the objective was to analyze the perception of these professionals about mental health and its influence on the teaching of early childhood education. 123 teachers participated and answered an electronic questionnaire, which contained, in addition to sociodemographic questions, questions about their understanding of the concept of mental health, which influences their mental state and this impacts on the teaching-learning processes of the students. After performing the analysis of the results, through the content analysis methodology, proposed by Bardin (2011), it was possible to see that the concept of mental health for the majority is related to having quality of life and well-being, balance and emotional aspects of individuals. While 86.2% believe that the state of their mental health can reflect on the teaching of students and that working conditions and interpersonal relationships are factors to be considered and for that, they understand that having symptoms for mentaldisorders and emotional imbalance can have repercussions. In the teaching-learning processes. Thus, through the two manuscripts generated by this study, it was possible to understand the profile of professionals, whether there is the presence of symptoms for MPD among teachers working in the municipal education network and their perceptions related to the theme of mental health and its impacts. It is noteworthy that the present findings are relevant, raise concern and should be considered to promote actions aimed at prevention and health promotion, aiming at the care and support in mental health for teachers, as well as improvements in working conditions, educational activities to strengthen interpersonal relationships and spaces for listening and welcoming by qualified professionals.
metadata.dc.subject: Saúde Mental
Educação Infantil
Distúrbios psíquicos menores
Ensino aprendizagem
Mental health
Child education
Minor psychic disorders
Teaching learning
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
metadata.dc.identifier.citation: BUENO, Lidiele Roque. Saúde mental de professores e as implicações no ensino da educação infantil. 90 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6677
metadata.dc.date.issued: 2021
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