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dc.contributor.advisor1Russini, Alexandre-
dc.creatorVizzotto, Gregor Santana-
dc.date.accessioned2022-02-09T19:28:26Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-02-09T19:28:26Z-
dc.date.issued2017-06-30-
dc.identifier.citationVIZZOTTO, Gregor Santana. Perda de grãos de arroz decorrentes do transporte rodoviário no município de Itaqui/RS. 2022. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) - Universidade Federal do Pampa, Itaqui, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6663-
dc.description.abstractThe transport of rice grains, through the highways, plays a fundamental role in the logistics process in the producing regions, considering from the exit of the crop to the final destination, but the system provides a considerable loss of grain along the route. The present study had the objective of identifying and quantifying the losses of rice grains resulting from the process of road transport from the property to the grain receiving unit. The experiment was carried out in the municipality of Itaqui-RS, located in the western border of the state of Rio Grande do Sul, during the harvest period of the 2016/2017 crop. The work had as analysis items, ten road transport vehicles, being (trucks with wooden body and trucks with metal body denominated Roll on / Roll off), in routes with different distances (37 and 103 km), both contemplating And unpaved sections. The obtained results showed that the losses in grain transport are directly proportional to the distances traveled, they can differ in relation to the type of vehicle used and the route traveled. The vehicles with wood body showed higher percentage losses per ton of grain transported in relation to vehicles with Roll on / Roll off system in the unpaved route of the longest route, but did not differ in the shortest route. Therefore, grain losses in road transport are caused due to vehicles in poor conditions, roads in bad conditions and the lack of awareness of all those involved in the process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPerda de grãospt_BR
dc.subjectArrozpt_BR
dc.subjectTransporte rodoviáriopt_BR
dc.subjectLoss of grainspt_BR
dc.subjectRicept_BR
dc.subjectRoad transportpt_BR
dc.titlePerda de grãos de arroz decorrentes do transporte rodoviário no município de Itaqui/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1179174812568242pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4912380699178131pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS AGRARIASpt_BR
dc.description.resumoO transporte de grãos de arroz, através das rodovias, tem papel fundamental no processo de logística, nas regiões produtoras, considerando desde a saída da lavoura até o destino final, porém o sistema proporciona uma perda considerável de grãos ao longo do trajeto. O presente estudo teve o objetivo de identificar e quantificar as perdas de grãos de arroz decorrentes do processo de transporte rodoviário da propriedade até a unidade de recebimento de grãos. O experimento foi realizado no município de Itaqui-RS, localizado na Fronteira Oeste do Estado do Rio Grande do Sul, durante o período de colheita da safra 2016/2017. O trabalho teve como itens de análise, dez veículos de transporte rodoviário, sendo eles (carretas com carroceria de madeira e caminhões com carroceria de metal denominados Roll on/Roll off), em trajetos com diferentes distâncias (37 e 103 km), ambas contemplando trechos pavimentados e não pavimentados. Os resultados obtidos demonstraram que as perdas no transporte rodoviário de grãos, são diretamente proporcionais as distâncias percorridas, podendo diferir em relação ao tipo de veículo usado e ao trajeto percorrido. Os veículos com carroceria de madeira apresentaram maiores perdas percentuais por tonelada de grão transportada em relação a veículos com sistema Roll on/Roll off no percurso do maior trajeto, porém não diferiram no menor trajeto. Portanto, as perdas de grãos no transporte rodoviário, são ocasionadas devido a veículos em condições precárias, rodovias em más condições e a falta de conscientização de todos os envolvidos no processo.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Itaquipt_BR
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