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dc.contributor.advisor1Lara, Simone-
dc.creatorBombach, Gabriéli Deponti-
dc.date.accessioned2022-02-08T17:24:48Z-
dc.date.available2022-
dc.date.available2022-02-08T17:24:48Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBOMBACH, Gabriéli Deponti. Efeitos agudos do extrato aquoso das folhas da Campomanesia xanthocarpa sobre a contratilidade cardíaca em ratos. 56 p. Trabalho de conclusão de curso (Mestrado) - Universidade Federal do Pampa, mestrado no Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6633-
dc.description.abstractThe School Health Program (PSE) aims at articulating educational establishments and the Basic Health Network, with the aim of contributing to the integral education of students through prevention, promotion and health care actions. The objective of this work was to analyze the perceptions of professionals working in the PSE, in the city of Uruguaiana/RS, in order to identify possible barriers and facilities regarding its execution and development. From this point onwards, a cross-sectional, quali-quantitative and descriptive study was carried out, in which mixed-type questionnaires were applied, through the GOOGLE FORMS platform, being an instrument for multipliers of the program at school, and the multipliers of the PSE in the Basic Health Network. The instruments sought to identify the professional profile of these multipliers, general characteristics of the actions of the PSE, as well as analyze their perception of the program's positive and negative aspects. Qualitative data analyzed according to Bardin's content analysis. 26 teachers were included in the study, most of them had a workload of 40 hours per week (50%) with training in pedagogy (46.2%); and 11 health professionals, all nurses, and both multipliers, for the most part, had worked in the PSE for less than five years. As positive aspects of the PSE, the multipliers highlighted the importance of partnership/interaction between the school community, teachers and health professionals. The main difficulties identified were the resistance of teachers and their lack of understanding about the importance of the PSE actions, as well as the lack of commitment between the school and the actions. Given the above, we believe that this investigation contributes to the scientific community with another panorama of a city that has PSE actions and its specific particularities. Through studies such as these, it is possible to identify barriers and facilitators for the purpose of future managemen adjustments, especially with regard to the intersectoral approach, a key part of the program.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSaúde do escolarpt_BR
dc.subjectEducação e saúdept_BR
dc.subjectPrograma saúde na escolapt_BR
dc.subjectSchool healthpt_BR
dc.subjectEducation and healthpt_BR
dc.subjectSchool health programpt_BR
dc.titlePrograma saúde na escola: percepções de multiplicadores sobre facilidades e barreiras do programa em um município da fronteira oeste do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.title.alternativeSchool health program: perceptions of multipliers about the program's facilities and barriers in a municipality on the western border of Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5389667807439861pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5130937270549081pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO Programa Saúde na Escola (PSE) visa a articulação entre os estabelecimentos de ensino e Rede Básica de Saúde, tendo como finalidade contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde. O objetivo desse trabalho foi analisar as percepções dos profissionais atuantes no PSE, no município de Uruguaiana/RS, a fim de identificar possíveis barreiras e facilidades quanto a sua execução e desenvolvimento. Assim, realizou-se um estudo transversal, quali-quantitativo e descritivo, no qual foram aplicados questionários do tipo misto, através da plataforma do GOOGLE FORMS, destinado aos multiplicadores do programa na escola e na Rede Básica de Saúde. Os instrumentos buscaram identificar o perfil profissional desses multiplicadores, características gerais das ações do PSE, e analisar a percepção dos mesmos sobre aspectos positivos e negativos do programa. Os dados qualitativos analisados conforme a análise de conteúdo de Bardin. Foram incluídos no estudo 26 professoras, grande parte tinha uma carga horária de 40 horas semanais (50%) com formação em pedagogia (46,2%); e 11 profissionais da saúde, todas enfermeiras, sendo que ambos os multiplicadores, em sua maioria, apresentavam o tempo de atuação no PSE inferior a cinco anos. Como aspectos positivos do PSE, os multiplicadores ressaltaram a importância da parceria/ interação entre comunidade escolar, professores e profissionais da saúde. Como principais dificuldades, foram identificadas nas respostas dos entrevistados, a resistência de professores e a falta de entendimento dos mesmos acerca da importância das ações do PSE bem como a falta de comprometimento da escola junto às ações. Diante do exposto, acreditamos que esta investigação contribui com a comunidade científica com mais um panorama de uma cidade que possui ações do PSE e suas particularidades especificas. Através de estudos como esses é possível identificar barreiras e facilitadores com a finalidade de futuros ajustes de gestão, principalmente no que tange a abordagem intersetorial, peça chave do programa.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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GABRIELI DEPONTI BOMBACH.pdf554.1 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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