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Tipo: Monografia de Especialização
Título : O aluno do campo na escola urbana e sua diversidade cultural
Autor(es): Oliveira, Cléia Dalcul da Silva
Primeiro Orientador: Martins, Claudete da Silva Lima
Resumo: A presente monografia registra a pesquisa que teve por objetivo investigar a forma com que a diversidade cultural dos alunos do campo que estudam em uma escola urbana é percebida e valorizada no espaço escolar. Nesse sentido, investigou-se: como os alunos do campo percebem sua diversidade sócio-cultural, de que forma os alunos percebem que sua cultura é valorizada pela escola, como os alunos do campo se adaptaram a escola, quais são as principais dificuldades e alternativas encontradas, se os alunos do campo vivenciam práticas preconceituosas e discriminatórias no espaço escolar. A pesquisa também investigou como o currículo e o projeto político pedagógico da escola podem auxiliar na valorização da cultura dos alunos oriundos do campo. Portanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa de campo, tendo por sujeitos de zona rural que estudam em uma escola urbana. Foi realizado um questionário com 25 alunos de 8º e 9º anos, destes 06 alunos relataram ter vivenciado algum tipo de discriminação ou preconceito, sendo selecionados para realização de entrevista individual. A análise dos dados foi realizada através da análise textual discursiva buscando-se captar uma visão mais ampla do que envolve a educação do campo e como esta pode mesclarse com a educação realizada na zona urbana, trazendo a tona suas divergências e qualidades. Além de incluir nesta discussão as contribuições que o currículo e o projeto político pedagógico podem oferecer. Constatou-se que mesmo havendo uma valorização da cultura dos alunos do campo, isso não o impede de ser vítima de atitudes preconceituosas. Percebeuse uma grande dificuldade enfrentada pelos alunos no que se refere ao deslocamento destes no transporte escolar, pois eles percorrem muitos quilômetros para chegar até a escola. Concluise com a realização da pesquisa que os alunos da zona rural valorizam sua cultura e seu modo de vida, expressado pelo seu desejo de permanecer residindo na zona rural, embora sofram com atitudes de preconceito e discriminação. Estes afirmaram não haver dificuldades para se adaptarem a esta escola urbana além das citadas anteriormente, na qual para eles não há necessidade de adaptações da escola para promover a sua educação. Constatou-se que há a necessidade de uma adequação no projeto político pedagógico da escola e de currículo para abordar a diversidade cultural destes alunos.
Resumen : This monograph register the research that aimed to investigate the way the cultural diversity of students who study the field in an urban school is perceived and valued at school. In this sense, it investigated: how students of the field realize their socio-cultural diversity, how students feel that their culture is valued by the school, as students of the field have adapted to school, what are the main difficulties and alternatives found, if students field experience prejudiced and discriminatory practices at school. The survey also investigated how the curriculum and pedagogical political project the school can assist in valuing the culture of the students from the field. Therefore, there was a qualitative research field, with the subject of countryside who study in an urban school. We conducted a questionnaire with 25 students in 8th and 9th grades, these 06 students reported having experienced some form of discrimination or prejudice, being selected to conduct individual interviews. Data analysis was carried out by discursive textual analysis seeking to capture a broader view of involving the education field and how it can be mixed with education carried out in the urban area, bringing out their differences and qualities. In addition to this discussion include the contributions that the curriculum and pedagogical political project can offer. It was found that even with an appreciation of the culture of students in the field, this does not stop being a victim of prejudicial attitudes. It was noticed a great difficulty faced by students with regard to the displacement of these in school buses because they travel many kilometers to get to school. It concludes with the research that students from rural areas value their culture and their way of life, expressed by his desire to remain living in the countryside, although they suffer with prejudice and discrimination attitudes. They said no difficulties to adapt to this urban school than those mentioned above, in which for them there is no need for school adaptations to further their education. It was found that there is need for an adjustment in the political pedagogical project of the school and curriculum to address the cultural diversity of students.
Palabras clave : Educação
Educação do campo
Diversidade cultural
Currículo
Education
Rural education
Cultural diversity
Curriculum
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI : http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/660
Fecha de publicación : 21-nov-2015
Aparece en las colecciones: Especialização em Educação e Diversidade Cultural

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O ALUNO DO CAMPO NA ESCOLA URBANA.pdfMonografia apresentada ao Curso de Especialização em Educação e Diversidade Cultural da Universidade Federal do Pampa, como requisito para obtenção do Título de Especialista em Educação e Diversidade Cultural737.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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