Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/652
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Estado do conhecimento sobre estudo de caso no ensino de química: contribuições para um ensaio teórico-prático |
Autor(es): | Rita, Thays Soares |
Primeiro Orientador: | Lindemann, Renata Hernandez |
Abstract: | De acordo com documentos oficiais da Educação Básica é importante usar estratégias de ensino diferenciadas na sala de aula de química, as quais possam contribuir para a participação ativa dos alunos. Uma das estratégias de ensino que tem sido sinalizada é a abordagem de Estudo de Caso. A pesquisa aqui apresentada é do tipo Estado do Conhecimento que consiste na análise de publicações sobre um determinado assunto a uma única fonte, no caso desta pesquisa adotou-se os eventos da área de Ensino de Química. Portanto, o objetivo deste trabalho é compreender como a abordagem Estudo de Caso está presente em pesquisas apresentadas em três eventos nacionais (Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, o Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, o Encontro Nacional de Ensino de Química) e um Regional (Encontro de Debates sobre o Ensino de Química) no período de 2006 a 2015. Dentre os resultados obtidos destaca-se que a abordagem Estudo de Caso tem sido ampliada ao longo dos últimos anos. Foi possível perceber com a pesquisa que esta abordagem permite ao aluno desenvolver habilidades, como a participação ativa, o pensamento crítico, a argumentação, a resolução de problemas da nossa sociedade e a tomada de decisão. Além disso, outro aspecto importante a destacar é que o Estudo de Caso tem sido utilizado para a abordagem de temas. Diante dos resultados obtidos, apresenta-se um exercício teórico-prático que explora a estratégia de ensino Estudo de Caso no Ensino Médio Técnico em Agroindústria utilizando-se a temática aditivos químicos. According to official documents of Basic Education is important to use different teaching strategies in the chemistry classroom, which can contribute to the active participation of students. One of the teaching strategies that have been signed is the approach Study Case. The research presented here is the type of Knowledge State consisting of the publications analysis on a particular subject to a single source, in the case of this research It took the events of Chemistry Teaching area. Therefore, the objective of this work is to understand how the case study approach is present in research presented in three national events (Annual Meeting of the Brazilian Chemical Society, the National Meeting of Research in Science Education, the National Meeting of Chemistry Teaching) and Regional (Debate Meeting on the Teaching of Chemistry) from 2006 to 2015. Among the results is emphasized that the case study approach has been expanded over the past few years. It was revealed through research that this approach allows students to develop skills such as active participation, critical thinking, reasoning, problem-solving of our society and decision making. Also, another important aspect to highlight is that the Case Study has been used to address issues. Based on these results, we present a theoretical and practical exercise that explores the teaching strategy Case Study in School Technician Agribusiness using the theme chemical additives. |
Palavras-chave: | Estudo de Caso Química Aditivos químicos Ensino de química Estado do conhecimento Eventos de ensino de química Chemistry Case study Chemical additives Chemistry teaching Knowledge state Events of chemistry teaching |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/652 |
Data do documento: | 17-Dez-2015 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC II Thays Rita versão final revisada.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) apresentado ao Curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciada em Química | 4.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons