Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6514
Tipo: | Dissertação |
Título : | O processo de internacionalização na Universidade Federal do Pampa |
Autor(es): | Souza, Itamara Martins de |
Primeiro Orientador: | Nogueira, Carmen Regina Dorneles |
Coorientador: | Zan, Fátima Regina |
1° Membro da banca: | Pinto, Muriel |
2° Membro da banca: | Ramadam, Ismael Mauri Gewehr |
3° Membro da banca: | Santos, Julio Ricardo Quevedo dos |
Resumo: | A internacionalização da educação superior é um dos desafios postos às instituições de educação superior. O processo de internacionalização é um meio para melhorar a qualidade e a pertinência da educação superior. Para o sucesso da internacionalização é necessário a realização de planejamento estratégico alinhado ao Plano de Desenvolvimento Institucional. Este estudo foi realizado com o objetivo de analisar os instrumentos de planejamento da Universidade Federal do Pampa no que se refere à sua internacionalização. Para sua elaboração foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental para aprofundar o conhecimento dos conceitos de internacionalização e de planejamento estratégico, assim como propiciar a fundamentação teórica para a análise qualitativa dos dados coletados. A internacionalização com foco no Mercosul e na região de fronteira com a Argentina e o Uruguai fazem parte da essência da Unipampa e devem ser reconhecidas e aproveitadas. Isso não obsta o diálogo com outros pontos do globo, condição necessária para uma internacionalização plena. Neste sentido, verificou-se que a Unipampa possui instrumentos de cooperação firmados com Alemanha, Espanha, Estônia, França, Inglaterra, Israel, Itália, México, Portugal e Unesco. Para promover sua internacionalização, a Unipampa conta com estrutura organizacional e planejamento que possibilitam a realização de ações de internacionalização em diferentes níveis. Contudo, precisa aperfeiçoar o planejamento estratégico para atingir seus objetivos. Sugere-se, na realização do planejamento, considerar a complexidade que uma universidade exige. Mais ainda, quando sua estrutura é multicampi, o que representa um desafio ao desenvolvimento da missão da instituição de forma integrada. Para trabalhos futuros, merece atenção a gestão e os resultados obtidos a partir dos instrumentos de cooperação, dado que não se encontraram informações a esse respeito. Inclusive, seria interessante conhecer como as ações de internacionalização contribuem para o desenvolvimento de competências interculturais e seu impacto na produção acadêmica. |
Resumen: | La internacionalización de la educación superior es uno de los desafíos que enfrentan las instituciones de educación superior. El proceso de internacionalización es un medio para mejorar la calidad y pertinencia de la educación superior. Para el éxito de la internacionalización es necesario realizar una planificación estratégica en línea con el Plan de Desarrollo Institucional. Este estudio se realizó con el objetivo de analizar los instrumentos de planificación de la Universidad Federal de Pampa, en cuanto a su internacionalización. Para su elaboración se realizó una investigación bibliográfica y documental para profundizar en el conocimiento de los conceptos de internacionalización y planificación estratégica, así como proporcionar la base teórica para el análisis cualitativo de los datos recolectados. La internacionalización con enfoque en el Mercosur y en la región fronteriza con Argentina y Uruguay es parte de la esencia de Unipampa y debe ser reconocida y utilizada. Esto no impide el diálogo con otras partes del mundo, condición necesaria para la plena internacionalización. En este sentido, se constató que Unipampa cuenta con instrumentos de cooperación firmados con Alemania, España, Estonia, Francia, Inglaterra, Israel, Italia, México, Portugal y la Unesco. Para promover su internacionalización, Unipampa cuenta con una estructura organizativa y planificación que posibilitan la realización de acciones de internacionalización a diferentes niveles. Sin embargo, necesita mejorar su planificación estratégica para lograr sus objetivos. Se sugiere, al realizar la planificación, considerar la complejidad que requiere una universidad. Más aún, cuando su estructura es multicampi, lo que representa un desafío para el desarrollo de la misión de la institución de manera integral. Para trabajos futuros, la gestión y los resultados obtenidos de los instrumentos de cooperación merecen atención, ya que no se encontró información al respecto. Incluso sería interesante conocer cómo las acciones de internacionalización contribuyen al desarrollo de las competencias interculturales y su impacto en la producción académica. |
Palabras clave : | Ensino superior Educação internacional Educação - Cooperação internacional Planejamento estratégico Enseñanza superior Educación internacional |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus São Borja |
Curso: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas |
Citación : | SOUZA, Itamara Martins de. O processo de internacionalização na Universidade Federal do Pampa. 2021. 129 p. Dissertação (Mestrado Profissional de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6514 |
Fecha de publicación : | 30-jul-2021 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Itamara Martins de Souza 2021.pdf | 2.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.