???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/649
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Inovação tecnológica no portal do professor (MEC): multimídia nas aulas de língua portuguesa
Autor(es): Guimarães, Suiene Garcia
Primeiro Orientador: Assumpção, Simone Silva Pires de
Resumo: Esta pesquisa, cujo tema é a inovação tecnológica no Portal do Professor (MEC), tem como objetivo analisar três aulas de língua portuguesa (Animais de Estimação na Poesia, Reportagens e Trabalhando com Hipertexto) para verificar se os recursos multimídia (animação, hipertexto e vídeo) estão a serviço do ensino e, no caso de haver incoerência, apresentar sugestões que contribuam para a articulação entre esses recursos e o ensino de língua. A abordagem metodológica deste estudo é a pesquisa quantitativa e qualitativa. A pesquisa quantitativa foi um levantamento das aulas de língua portuguesa publicadas para o Ensino Fundamental Final no Portal do Professor que usavam ou não recursos multimídia. A pesquisa qualitativa começou com um estudo-piloto, no qual foram analisadas dez aulas que usavam recursos multimídia. Dentre estas, três aulas de língua portuguesa foram selecionadas para descrição e análise. Verificou-se que havia, de fato, inovação tecnológica nas três aulas; entretanto, o uso dessas ferramentas não se apresentou de modo articulado ao ensino da língua. Os recursos utilizados não representam uma inovação para o processo de ensino-aprendizagem nem o complementam, como propõem os PCN de Língua Portuguesa, terceiro e quarto Ciclos.
Abstract: The subject of this research is technological innovation at Portal do Professor (Teacher Portal, by the Brazilian government). We aim at analyzing three lessons of Portuguese (mother tongue) to verify whether their multimedia resources (animation, hypertext and video) support teaching and, in case of inconsistency, to present suggestions that might contribute to integrate technology into teaching. Our methodological approach was both quantitative and qualitative. In our quantitative research, we listed all the Portuguese lessons, with or without multimedia resources, aimed at elementary education on Portal do Professor. Our qualitative research started with a pilot study in which ten lessons with multimedia resources were analyzed. From those ten lessons, we selected three to describe and analyze. We verified that there was, indeed, technological innovation in the three lessons. However, technology and language teaching were not intertwined. Multimedia resources, in this case, did not innovate or complement teaching, as recommended by PCN (Brazilian curricular parameters).
metadata.dc.subject: Ensino
Portal do professor
Inovação tecnológica
Ensino fundamental
Teaching
Teaching
Portal do Professor
Technological innovation
Elementary education
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Bagé
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/649
metadata.dc.date.issued: 25-Oct-2012
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Suiene_-_vers+úo_final_revisada (2).pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado à banca do Curso de Letras da Universidade Federal do Pampa, como requisito parcial para obtenção do Título de Licenciado em Letras544.73 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons