Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6492
Tipo: Dissertação
Título: Ensino pela pesquisa: um estudo de caso a partir do curso técnico em química do Instituto Estadual de Educação Prof. Annes Dias de Cruz Alta-RS
Autor(es): Carvalho, Cleonice Ávila
Primeiro Orientador: Silva, André Luís Silva da
1° Membro da banca: Silva, André Luís Silva da
2° Membro da banca: Wagner, Caroline
3° Membro da banca: Sartori, Paulo Henrique dos Santos
Resumo: Neste trabalho, buscou-se analisar e refletir acerca da trajetória do Curso Técnico em Química do Instituto Estadual de Educação Professor Annes Dias – Cruz Alta/RS, a partir da interligação teoria-prática, com ênfase à metodologia dos Projetos de Pesquisa e a proposta/atitude de ensinar/educar pela pesquisa, proposta esta que vem sendo desenvolvida ao longo de dez anos no âmbito do curso. De um modo amplo, pretendeu-se realizar um estudo de caso envolvendo alunos e professores do curso técnico do referido instituto, tendo em vista o reconhecimento da metodologia de ensino/educação, subsidiada pela pesquisa, qualificar as ações do ensinar e do aprender. Emergindo do Problema de Pesquisa, como Objetivo Geral pretendeu-se: coletar, sistematizar, analisar, compreender e comunicar dados/informações sobre os Projetos de Pesquisa desenvolvidos e apresentados por professores e alunos do curso na Mostra Estadual de Educação Profissional (MEP), identificando elementos teórico-metodológicos qualificadores aos processos de ensino e de aprendizagem e estendendo resultados obtidos a outros cursos técnicos da instituição. Como objetivos específicos, pode-se mencionar: (a) Sistematizar e propor um registro sobre os Projetos de Pesquisa desenvolvidos no âmbito do Curso Técnico em Química do IEE Prof. Annes Dias e apresentados na Mostra de Educação Profissional (MEP) dentre o período de 2008 a 2018, evento este descrito no Referencial Teórico da presente Dissertação; (b) Entrevistar clinicamente (formato semiestruturado) professores e alunos (egressos e/ou frequentes) do referido curso/instituição, de modo a investigar as contribuições da metodologia de Projetos de Pesquisa aos processos de ensino e de aprendizagem e (c) Analisar os dados/informações obtidos em (a) e (b) e identificar elementos teórico-metodológicos considerados qualificadores aos processos de ensino e de aprendizagem para sua divulgação e exposição a professores de outros cursos técnicos da referida instituição, sob a forma de um seminário. Este, constitui-se como Produto Educacional do Mestrado Profissional materializado nesta Dissertação. Em seguida, foram analisadas as percepções daqueles professores, coletadas a partir de um questionário aberto, usando-se como instrumento a Análise Textual Discursiva (ATD). Como balizadores teóricos, se utilizou da Teoria da Aprendizagem Significativa, proposta por Ausubel, Novak e Moreira, e da abordagem do ensinar/educar pela pesquisa, destacando se as contribuições de Thiolent, Moraes, Galiazzi e Demo. Também são apresentados um breve panorama do Ensino Técnico no Brasil e uma revisão de literatura a partir das edições de 2013, 2015 e 2017 do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), consideradas como relevantes a essa pesquisa, a fim de ampliar as possibilidades de interpretação e análise. Os procedimentos metodológicos foram embasados segundo o viés qualitativo, estruturando-se com as premissas de um estudo de caso, com proposição de Gil, articulado a elementos da pesquisa-ação, conforme perspectivas de Thiolent. Para análise dos dados foi utilizada a Análise Textual Discursiva (ATD) desenvolvida por Moraes e Galiazzi. Como resultados desta Dissertação e visando atender ao objetivo específico (a), foram elaborados três Quadros: (i) Meio ambiente e Sustentabilidade; (ii) Bem estar e Saúde e (iii) Materiais e Estruturas. Para atender ao objetivo específico (b), estabeleceram-se cinco categorias, todas do tipo emergentes, sob os pressupostos da ATD: (i) Atravessamentos da teoria e prática; (ii) As potências do problema; (iii) Técnico em Química – da escola para vida; (iv) Trabalho coletivo e compartilhamento de experiências e (v) A constituição de um aluno/professor pesquisador. Em tais categorias, abordaram-se perpespectivas de um ensino e aprendizagem subsidiados e estruturados por procedimentos da pesquisa. E, como forma de contemplar ao objetivo específico (c), foi elaborado/produzido, como Produto Educacional emergente desta pesquisa, um seminário, sob o formato de um vídeo, disponibilizado no link https://youtu.be/TDNK-XVeW4U, o qual contempla contribuições e orientações referentes à metodologia de ensino e aprendizagem subsidiada pela pesquisa. Espera-se, com isso, contribuir à compreensão do processo da pesquisa como constituindo-se de uma estratégia altamente qualificadora ao ensino e à aprendizagem.
Abstract: In this work, we sought to analyze and reflect on the trajectory of the Technical Course in Chemistry at the State Institute of Education Professor Annes Dias – Cruz Alta/RS, from the theory-practice interconnection, with emphasis on the methodology of Research Projects and the proposal/attitude of teaching/educating through research, a proposal that has been developed over ten years within the scope of the course. In a broad way, it was intended to carry out an case study involving students and professors from the technical course of the aforementioned institute, with a view to recognizing the teaching/education methodology, supported by the research, to qualify the actions of teaching and learning. Emerging from the Research Problem, the general objective was to: collect, systematize, analyze, understand and communicate data/information on the Research Projects developed and presented by teachers and students of the course at the Professional Education Exhibition (PEE), identifying theoretical-methodological elements qualifying the teaching and learning processes and extending the results obtained to other technical courses at the institution. As Specific Objectives, it is possible to mention: (a) Systematize and propose a record of the Research Projects developed within the scope of the Technical Course in Chemistry at IEE Prof. Annes Dias and presented at the Professional Education Exhibition (PEE) from 2008 to 2018, an event described in the Theoretical Framework of this Dissertation; (b) Clinically interview (semi-structured format) teachers and students (graduates and/or frequent students) of the said course/institution, in order to investigate the contributions of the Research Projects methodology to the teaching and learning processes and (c) Analyze the data/information obtained in (a) and (b) and identify theoretical-methodological elements considered to qualify the teaching and learning processes for their dissemination and exposure to professors from other technical courses at the aforementioned institution, in the form of a seminar. This constitutes the Educational Product of the Professional Master's Degree materialized in this Dissertation. Then, the perceptions of those teachers were analyzed, collected from an open questionnaire, using the Discursive Textual Analysis (DTA) as an instrument. As theoretical bases, we used the Theory of Meaningful Learning, proposed by Ausubel, Novak and Moreira, and the approach of teaching/educating through research, highlighting the contributions of Thiolent, Moraes, Galiazzi and Demo. A brief overview of Technical Education in Brazil and a literature review from the 2013, 2015 and 2017 editions of the National Meeting of Research in Science Education are also presented, considered relevant to this research, in order to expand the possibilities of interpretation and analysis. The methodological procedures were based on a qualitative bias, structuring themselves with the premises of a case study, with a proposal by Gil, articulated with elements of action research, according to Thiolent's perspectives. For data analysis, the Discursive Textual Analysis (DTA) technique developed by Moraes and Galiazzi was used. As a result of this Dissertation and aiming to meet the specific objective (a), three Tables were created: (i) Environment and Sustainability; (ii) Well-being and Health and (iii) Materials and Structures. To meet the specific objective (b), five categories were established, all of the emerging type, under the assumptions of DTA: (i) Crossings of theory and practice; (ii) The potencies of the problem; (iii) Chemistry Technician – from school to life; (iv) Collective work and sharing experiences and (v) The constitution of a research student/professor. In such categories, perspectives of a teaching and learning subsidized and structured by research procedures were addressed. And, in order to address the specific objective (c), a seminar was designed/produced as an emerging Educational Product of this research, in the format of a video, available at the link https://youtu.be/TDNK-XVeW4U, which includes subsidies and guidelines regarding the teaching-learning methodology subsidized by the research. It is hoped, therefore, to contribute to the understanding of the research process as constituting a highly qualifying strategy for teaching and learning.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem
Projetos de pesquisa
Ensino/Educação via pesquisa
Teaching-learning
Research projects
Teaching/Education via research
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
Citação: CARVALHO, Cleonice Ávila. Ensino pela pesquisa: um estudo de caso a partir do curso técnico em química do Instituto Estadual de Educação Prof. Annes Dias de Cruz Alta-RS. 122 p. 2021. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6492
Data do documento: 17-Dez-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIS_Cleonice_Carvalho_2021.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_Educacional__Cleonice_Carvalho_2021.pdf114.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.