Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/640
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título : | Tem que ter mais conversa entre professor e alunos”: a construção da interação em sala de aula via projeto de letramento |
Autor(es): | Santos, Juliana Dias dos |
Primeiro Orientador: | Dornelles, Clara Zeni Camargo |
Resumo: | O presente trabalho investiga as estruturas de participação da fala-em-interação ocorridas nas aulas de Língua Portuguesa, estabelecidas por meio da metodologia de projetos de letramento. A fundamentação teórico-metodológica adotada nesta pesquisa(ação) está apoiada na Microetnografia Escolar, sob a ótica da Sociolinguística Interacional. A pesquisa foi desenvolvida em um 8º ano da rede municipal de ensino de Bagé/RS e a análise dos dados ocorreu através dos registros contidos em questionários, notas de campo e gravação de vídeos coletados no 2º semestre de 2011. Os estudos sobre os processos interacionais procuram refletir sobre as diferentes participações que ocorrem na sala de aula, portanto, servem como fonte de pesquisa sobre o fazer docente, buscando reconhecer as interações ocorridas na sala de aula, advindas de um projeto de letramento. Como resultado, verificou-se que a análise das estruturas de organização da fala-em-interação e as estratégias utilizadas apontaram uma comunicação pedagógica não centralizadora, nas quais as professoras privilegiaram a construção conjunta do conhecimento. |
Resumen : | The current work inquiry the structures participation of speak-interaction in Portuguese Classes, established by the projects methodology in this search (action) is supported on school microetnography, according to the optic of Interactional Sociolinguistic. The search was developed in a 8º grade of municipal teaching from Bagé/RS and the datum anlysed occurred through records in questions, field grades and videos collected on second semester, 2011. The studies about interactional process look for about different participation that occur in the classroom, this it’s source of search about teach work, recognizing the interactions occurred in the classroom start from a letter project. As a result verified that the structure analyse organization the interaction-speak and the uses strategies showed a pedagogic communication without centralize which the teacher was favoured the unite knowledge construction. Letters Interaction Participation structures Letter projects Analyse of interaction episodes |
Palabras clave : | Letras Interação Estruturas de participação Projeto de letramento Análise de episódios de interação |
CNPQ: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Tipo de acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI : | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/640 |
Fecha de publicación : | 12-ene-2012 |
Aparece en las colecciones: | Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC II - Juliana Dias dos Santos.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso, do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA | 527.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons