Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6348
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Ensino remoto emergencial: a percepção docente acerca das dificuldades enfrentadas durante a pandemia
Otros títulos : Emergency remote teaching: teachers' perception of the difficulties faced during the pandemic
Autor(es): Leal, Marcus Vinicius Correa
Primeiro Orientador: Lima, Luiz Edgar Araujo
1° Membro da banca: Vargas Neto, Alcivio
2° Membro da banca: Benedetti, Daniela Vanila Nakalski
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar dificuldades enfrentadas pelos professores do curso superior de Tecnologia em Gestão Pública a respeito das atividades de ensino remoto durante a pandemia da Covid-19. A metodologia da pesquisa foi um estudo de caso, com abordagem qualitativa e caráter descritivo; a coleta de dados foi realizada através de questionários elaborados no Google Formulários e enviados via e-mail institucional aos participantes e posteriormente interpretados através de uma análise de conteúdo. O arcabouço teórico está apresentado em duas partes, sendo a primeira delas tratando a respeito do ERE e suas especificidades e a segunda sobre a capacitação dos docentes e as ferramentas de apoio ao ERE. Quanto aos resultados obtidos destacam-se os relatos de docentes que precisaram adquirir equipamentos e realizar adaptações domiciliares para adequação das suas condições de trabalho, bem como a dificuldade em captar a atenção e participação dos estudantes, transformando muitas vezes a aula em um monólogo digital.
Resumen : The present study aimed to identify difficulties faced by professors of the higher course of Technology in Public Management regarding remote teaching activities during the Covid-19 pandemic. The research methodology was a case study, with a qualitative approach and descriptive character; Data collection was carried out through questionnaires prepared in Google Forms and sent via institutional e-mail to the participants and later interpreted through a content analysis. The theoretical framework is presented in two parts, the first of which deals with the ERE and its specificities and the second with the training of teachers and the tools to support the ERE. As for the results obtained, the reports of teachers who needed to acquire equipment and make home adaptations to adapt their working conditions stand out, as well as the difficulty in capturing the attention and participation of students, often transforming the class into a digital monologue.
Palabras clave : Ensino remoto
Distanciamento social
Docência
Remote teaching
Social distancing
Teaching
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citación : LEAL, Marcus Vinicius Correa. Ensino remoto emergencial: a percepção docente acerca das dificuldades enfrentadas durante a pandemia. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Gestão Pública), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6348
Fecha de publicación : 29-sep-2021
Aparece en las colecciones: Tecnologia em Gestão Pública

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Marcus Vinicius Correa Leal - 2021.pdf450.56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.