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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A configuração da narrativa fílmica e a produção de sentido: uma proposta de análise em Dunkirk (2017)
Autor(es): Paniagua, Rennes León Rodrigues
Primeiro Orientador: Rocha, Marcelo da Silva
1° Membro da banca: Augusti, Alexandre Rossato
2° Membro da banca: Feitosa, Sara Alves
Resumo: O cinema é, além de entretenimento, um produtor de sentido, de ideias e de sensações, tornando-se uma linguagem complexa aos olhos do espectador. O presente trabalho monográfico tem como objetivo principal investigar a configuração da narrativa fílmica e a produção de sentido no filme Dunkirk (2017), escrito e dirigido por Christopher Nolan, através da matriz semiótica desenvolvida por Peirce (2003) e os conceitos de Alberto Manguel (2000), sobre leitura e interpretação de imagens. Nosso percurso analítico apoia-se na metodologia de Diana Rose (2002), sobre análise de imagens em movimento, e também na de Sara Feitosa (2016), com sua tipologia de imagens técnicas na ficção controlada. A fim de sistematizar nosso trabalho em etapas de forma expositiva e objetiva, dividimos o percurso em unidades de análise, linguagem verbal (diálogos) e linguagem não-verbal (sonoro e visual). Em meio o percurso estabelecido, tivemos a oportunidade de, detalhadamente, identificar elementos visuais e sonoros representativos aduzidos no filme e seus indícios na sugestão de possíveis leituras da narrativa. Consequentemente, após realizarmos a análise, percebemos como as linguagens verbais e não-verbais configuram a narrativa fílmica em Dunkirk (2017).
Resumen : The movie industry is, besides entertainment, a producer of meaning, ideas and sensations, becoming a complex language in the eyes of the viewer. This monographic work aims to investigate the configuration of film narrative and the production of meaning in the movie Dunkirk (2017), written and directed by Christopher Nolan, through the semiotic matrix developed by Peirce (2003) and the concepts of Alberto Manguel (2000), about reading and interpreting images. Our analytical course is based on Diana Rose`s (2002) methodology, on the analysis of moving images, as well as Sara Feitosas`s (2016) methodology, with its typology of technical images in controlled fiction. In order to systematize our work in stages in expository and objective manner, we divided the course into units of analysis, verbal language (dialogues) and nonverbal language (sound and visual). In the middle of the established route, we had the opportunity to identify, in detail, representative visual and sound elements adduced in the film and their traces in the suggestion of possible readings of the narrative. Consequently, after performing the analysis, we realized how verbal and nonverbal languages configure the filmic narrative in Dunkirk (2017).
Palabras clave : Semiótica
Filme cinematográfico
Comunicação de massa e linguagem
Comunicação não-verbal
Comunicação oral
Semiotics
Film film
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Citación : PANIAGUA, Rennes León Rodrigues. A configuração da narrativa fílmica e a produção de sentido: uma proposta de análise em Dunkirk (2017). 2019. 44 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6321
Fecha de publicación : 2-dic-2019
Aparece en las colecciones: Publicidade e Propaganda

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