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dc.contributor.advisor1Lindemann, Renata Hernandez-
dc.creatorCorrêa, Ellen Rodrigues-
dc.date.accessioned2016-11-21T15:32:20Z-
dc.date.available2016-11-21T15:32:20Z-
dc.date.issued2013-05-09-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/631-
dc.description.abstractIs consensus the need to innovate classes in an attempt to contribute to the students becoming more interested, attentive and participative. Currently has discussed changes in teaching for those official documents (BRAZIL, 1999, 2006) encourage the adoption of different methodologies in the classroom. Adding to this idea, the ludic has been considered by different researchers (SOARES, 2004; CUNHA, 2012 ROBAINA, 2008) as a promising methodology for the development of learning in chemistry. The objective of this work is to understand that the area of chemical education has produced and discussed knowledge related to the ludic and games. Therefore, this research focuses on investigative work covering the ludic and /or games published in the period 2002-2011 at the Annual Meeting of the Brazilian Chemical Society Meeting and Debate on Teaching of Chemistry. This research and a quantitative and qualitative nature. Quantitative research collects information about and discusses the dispersion of work throughout the period analyzing and the authors of these publications. Already qualitative research deepens the study of the subject from a refinement of the quantitative study, trying to analyze those works that were more significant. Among the main results is that research on ludic and games are being expanded over the past years, but still there are few studies about how is the teaching and learning through the use of these resources. Furthermore, deepening the subject realizes that l can develop interest, curiosity, motivation, community and cooperativeness, as well as improving the relationship between student and teacher. Accordingly, it is considered as a possible argument of this research the ludic and games as promising practices for used in the classroom of Chemistry.en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia químicapt_BR
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectRASBQpt_BR
dc.subjectEDEQpt_BR
dc.titleO lúdico e os jogos no ensino de química: um estudo sistemático em eventos na áreapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES-
dc.description.resumoÉ consenso a necessidade de inovar as aulas na tentativa de contribuirmos para que os alunos se tornem mais interessados, atentos e participativos. Atualmente tem se discutido mudanças no ensino para isso os documentos oficiais (BRASIL, 1999; 2006) incentivam a adoção de diferentes metodologias em sala de aula. Acrescentando a esta ideia, o lúdico vem sendo considerado por diferentes pesquisadores (SOARES, 2004; CUNHA, 2012, ROBAINA, 2008) como uma metodologia promissora para o desenvolvimento da aprendizagem no ensino de química. O objetivo deste trabalho é compreender o que a área de ensino de química tem produzido e discutido de conhecimento referente ao lúdico e aos jogos. Para tanto, esta pesquisa tem como foco investigativo os trabalhos que abrangem o lúdico e/ou jogos publicados no período de 2002 a 2011 junto a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química e ao Encontro de Debates sobre o Ensino de Química. Esta e uma pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo. A pesquisa quantitativa reúne e discute informações referentes a dispersão dos trabalhos ao longo do período análise e os autores destas publicações. Já a pesquisa qualitativa aprofunda o estudo da temática a partir de um refinamento do estudo quantitativo, buscando analisar àqueles trabalhos que se mostraram mais significativos. Dentre os principais resultados destaca-se que as pesquisas sobre jogos e lúdico estão sendo ampliadas ao longo dos últimos anos, porém ainda são escassos os estudos acerca de como se dá o ensino-aprendizagem por meio do emprego destes recursos. Além disso, aprofundando o assunto percebe-se que o lúdico pode desenvolver o interesse, a curiosidade, a motivação, a coletividade e a cooperatividade, bem como melhorar a relação entre aluno e professor. Nesse sentido, considera-se como argumento possível desta pesquisa o lúdico e os jogos como práticas promissoras a serem utilizadas em sala de aula de Química.-
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia Química

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TCC II-Ellen Rodrigues Corrêa.pdfTrabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de TCC II do Curso de Licenciatura em Química1.84 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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