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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Acesso e a permanência na universidade pública: a experiência da assistência estudantil na Universidade Federal do Pampa
Autor(es): Salaberry, Pedro Luiz Pecoits
Primeiro Orientador: Pessôa, Elisângela Maia
1° Membro da banca: Guilherme, Rosilaine Coradini
2° Membro da banca: Vargas, Melissa Welter
Resumo: Compreender a relação existente entre o binômio acesso/permanência no ensino superior é fundamental para identificar os avanços e os desafios que refletem no enfrentamento das expressões da questão social que envolvem o cotidiano dos(as) destinatários(as) dessa política pública, uma vez que proporcionar o acesso nem sempre garante a permanência na universidade. Este trabalho de conclusão de curso objetivou identificar como as políticas de permanência na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) são implementadas para contribuir com o atendimento das demandas de alunos(as) em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A pesquisa teve natureza qualitativa exploratória. Foram usados como fonte os documentos do Núcleo de Desenvolvimento Estudantil (NuDE) do Campus São Borja, da Secretaria Acadêmica e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) da Unipampa. Obteve-se ainda apoio na legislação nacional sobre o tema e buscou-se dados complementares com a realização de pesquisa de opinião pública, disponibilizada em redes sociais. O processo de pesquisa, juntamente com a análise dos resultados, teve como norte o método dialético crítico via análise de conteúdo. Embora a legislação brasileira indique o acesso à educação como direito de todos e dever do Estado, da família, e da sociedade, de fato ficou evidente que somente o acesso não garante a permanência dos(as) acadêmicos(as), de forma que muitos são ainda os desafios para que a universidade seja realmente para todos(as). A discussão conceitual sobre acesso e permanência não se apresenta na legislação nacional. Importantes conquistas foram materializadas como política de cotas e demais benefícios. Porém, a pesquisa de opinião pública demonstrou que existe necessidade de maior orçamento, investimento em saúde mental, pesquisa conjuntural, acolhimento constante, estruturação universitária e municipal, assim como o constante estímulo ao pertencimento acadêmico enquanto direito público.
Abstract: Understanding the relationship between the binomial access/stay in higher education is essential to identify the advances and challenges that reflect in facing the expressions of the social issue that involve the daily lives of recipients of this public policy, since providing access does not always guarantee permanence at the university. This course conclusion work aimed to identify how permanence policies at the Federal University of Pampa (Unipampa) are implemented to contribute to meeting the demands of students in a situation of socioeconomic vulnerability. The research had an exploratory qualitative nature. Documents from the Student Development Center (NuDE) of the São Borja Campus, the Academic Secretariat and the Pro-Rectory of Student and Community Affairs (PRAEC) at Unipampa were used as sources. Support was also obtained from the national legislation on the subject and additional data were sought by conducting a public opinion survey, available on social networks. The research process, together with the analysis of the results, was guided by the critical dialectical method via content analysis. Although Brazilian legislation indicates access to education as a right for all and a duty of the State, family, and society, in fact it was evident that access alone does not guarantee the permanence of academics, so that many are still the challenges for the university to be really for everyone. The conceptual discussion about access and permanence does not appear in national legislation. Important achievements were materialized as a policy of quotas and other benefits. However, the public opinion survey showed that there is a need for a larger budget, investment in mental health, research on the situation, constant reception, university and municipal structuring, as well as the constant encouragement of academic belonging as a public right.
metadata.dc.subject: Ensino superior
Universidades e faculdades públicas
Política pública
Direito à educação
Higher education
Universities and public colleges
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: SALABERRY, Pedro Luiz Pecoits. Acesso e a permanência na universidade pública: a experiência da assistência estudantil na Universidade Federal do Pampa. 2021. 39 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6194
metadata.dc.date.issued: 16-Sep-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Serviço Social

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Pedro Luiz Pecoits Salaberry 2021.pdf565.39 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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