Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6162
Tipo: Dissertação
Título : Contribuições da publicidade para aplicação e uso dos indicadores em indústria criativa
Autor(es): Grziwinski, Darlan Santos
Primeiro Orientador: Martins, Tiago Costa
1° Membro da banca: Silva, Marcela Guimarães e
2° Membro da banca: Feil, Gabriel Sausen
Resumo: A presente dissertação trata de identificar como a publicidade pode contribuir para promover a experiência de aplicação e uso dos indicadores na indústria criativa. Os objetivos específicos consistem em abordar conceitos sobre a reflexividade na modernidade, indicadores e publicidade; analisar a relação de sistemas de indicadores e publicidade em casos já existentes; implementar práticas de publicidade para o desenvolvimento de um software e estabelecer recomendações e generalizações do uso da publicidade na configuração de indicadores na IC. Procura-se fazer a integração entre indicadores, publicidade e indústria criativa a partir de uma adaptação do modelo quadripolar de De Bruyne, Hermsn e Schoutheete (1977), no qual é composto pelos polos epistemológico, teórico, técnico e morfológico. O estudo configura-se como uma pesquisa-ação através da análise e implementação de estratégias de publicidade on-line e off-line nos projetos Mei Criativo e Indicadores Culturais Municipais: uma proposta de articulação entre controle social, política e economia da cultura. Com essa experiência teórica e prática percebe-se que a publicidade contribui para tornar os indicadores plausíveis de compreensão social, sendo um elo de ligação estratégico entre os indicadores em IC e o indivíduo.
Resumen : This dissertation deals with identifying how advertising can contribute to promote the experience of application and use of indicators in the creative industry. The specific objectives are to address concepts about reflexivity in modernity, indicators and advertising; analyze the relationship of indicator and advertising systems in existing cases; implement advertising practices for software development and establish recommendations and generalizations of the use of advertising in the configuration of indicators in CI. The aim is to integrate indicators, advertising and the creative industry through an adaptation of the De Bruyne, Hermsn and Schoutheete (1977), in which it is composed of the epistemological, theoretical, technical and morphological poles. The study is configured as an action research through the analysis and implementation of on-line and off-line advertising strategies in the Mei Criativo and Municipal Cultural Indicators projects: a proposal for articulation between social control, politics and economics of culture. With this theoretical and practical experience, it is clear that advertising contributes to making the indicators plausible for social understanding, being a strategic link between the indicators in CI and the individual.
Palabras clave : Publicidade
Indicadores
Marketing cultural
Comunicação e cultura
Indústria cultural
Advertising
Indicators
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
Curso: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa
Citación : GRZIWINSKI, Darlan Santos. Contribuições da publicidade para aplicação e uso dos indicadores em indústria criativa. 2020. 116 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6162
Fecha de publicación : 6-may-2020
Aparece en las colecciones: Mestrado Profissional em Comunicação e Indústria Criativa

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Darlan Santos Grziwinski 2020.pdf7.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.