Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6159
Tipo: | Dissertação |
Título : | Educar para a paz: reflexões pedagógicas em uma escola pública do RS |
Autor(es): | Hax, Cristiane de Souza Amaral |
Primeiro Orientador: | Rocha, Jefferson Marçal da |
1° Membro da banca: | Rocha, Jefferson Marçal da |
2° Membro da banca: | Hammes, Lucio Jorge |
3° Membro da banca: | Machado, Juliana Brandão |
4° Membro da banca: | Salles Filho, Nei Alberto |
Resumo: | Este Relatório Crítico-Reflexivo apresenta uma pesquisa-ação intervencionista. O estudo versa sobre a Cultura de Paz e o Educar para a Paz. O trabalho possibilitou o desenvolvimento de encontros reflexivos para auxiliar em uma transformação educativa no âmbito da comunidade escolar da EMEF Prof.ª Marina Vargas. A pesquisa foi desenvolvida com um grupo de professores, pais e equipe diretiva da escola. Os instrumentos de coleta de dados foram pesquisa documental e entrevista. Para a avaliação da intervenção foram utilizados o diário de bordo, videogravações, observação e para análise dos dados foi utilizada a análise textual qualitativa. Os resultados apontaram duas categorias de análise: “A importância e necessidade de formação continuada tendo como foco a construção da cultura de paz visando o educar para a paz” e “Reflexões sobre os diferentes tipos de violência e conflitos”. Por fim, concluímos que a educação para a paz desenvolvida pedagogicamente, contribui de maneira eficaz para construirmos uma cultura de paz no âmbito escolar. |
Resumen : | This Critical-Reflective Report presents interventionist action research. The study deals with the Culture of Peace and Educating for Peace. The work enabled the development of reflective meetings to assist in an educational transformation within the EMEF school community Prof. Marina Vargas. The research was carried out with a group of teachers, parents and school management. The data collection instruments were document analysis and interviews. For the intervention evaluation, the logbook, video-recordings, observation were used, and for data analysis, qualitative textual analysis was used. The results indicated two categories of analysis: "The importance and need for continuing education focusing on building a culture of peace, aiming to educate for peace" and "Reflections on the different types of violence and conflicts". Finally, we conclude that pedagogically developed peace education effectively contributes to building a culture of peace in the school environment. |
Palabras clave : | Cultura de paz Educação Formação Conflitos Culture of peace Education Formation Conflicts |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Jaguarão |
Curso: | Mestrado Profissional em Educação |
Citación : | HAX, Cristiane de Souza Amaral. Educar para a paz: reflexões pedagógicas em uma escola pública do RS. 142p. 2021. Dissertação (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6159 |
Fecha de publicación : | 4-oct-2021 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
CRISTIANEDESOUZAAMARALHAX2021.pdf | Cristiane de Souza Amaral Hax 2021 | 1.34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.