Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6130
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Extração automática de descontinuidades e análise de estabilidade de taludes em uma mina de calcário no município de Caçapava do Sul - RS
Autor(es): Bitencourt, Guilherme de Ávila
Primeiro Orientador: Cordova, Diogo Peixoto
Resumo: Em uma atividade mineradora o conhecimento acerca das condicionantes geológicas representa uma importante etapa do seu processo, tendo início antes mesmo da abertura da frente de lavra e se estendendo até o final da operação e inclusive no pós fechamento da mina. Maciços rochosos comumente se apresentam de forma heterogênea e com comportamento imprevisível devido à presença de descontinuidades, de forma que a caracterização e a classificação destas estruturas são de grande importância para todas as ações a serem tomadas no processo de mineração. A inserção de novas tecnologias e métodos para obtenção das características destas descontinuidades se mostra cada vez mais necessária, uma vez que são realizadas em áreas onde o acesso para o mapeamento tradicional é limitado e pode representar perigo para a equipe realizadora do trabalho. Frente a esta importância, o presente trabalho teve como objetivo a análise de estabilidade em bancadas de mineração a céu aberto e cálculo do fator de segurança de modo estritamente remoto, em uma área de lavra de calcário no interior do município de Caçapava do Sul. A metodologia empregada incluiu a obtenção de uma nuvem de pontos densa, por meio do processo de aerofotogrametria utilizando uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP). A partir da nuvem densa se deu a extração autônoma de descontinuidades, por meio do plug-in Facets, presente no software livre CloudCompare. Após a filtragem dos planos de descontinuidade mais importantes, foi realizada uma análise cinemática no software Stereonet para identificar a ocorrência dos mecanismos de ruptura, planar, cunha e de tombamento, em cada setor da mina. Posteriormente os fatores de segurança foram calculados para cada tipo de ruptura. Todos os taludes analisados apresentaram situação de estabilidade, com fatores de segurança acima de um, mesmo considerando a situação de fraturas preenchidas com água. A zona com menor fator de segurança encontrado foi no talude norte do modelo 1, para ruptura de tombamento, com valor de FS de 1,2.
Abstract: In a mining activity, knowledge about geological conditions represents an important step in its process, starting even before the opening of the mine and extending until the end of the operation and closure of the mine. Rockmass commonly present themselves in a heterogeneous way and with unpredictable behavior due to the presence of discontinuities, so that the characterization and classification of these structures are of great importance for all actions to be taken in the mining process. The insertion of new technologies and methods to obtain the characteristics of these discontinuities is increasingly necessary, since they are carried out in areas where access to traditional mapping is limited and can represent a danger for the geotechnical. Given this importance, this study aimed to analyze the stability of open-pit mining slopes and calculate the safety factor in a remote way, in a limestone mining area in the interior of the municipality of Caçapava do Sul. The methodology used included obtaining a dense point cloud, through the photogrammetry process using a Remotely Piloted Aircraft (RPA). From the dense cloud, the autonomous extraction of discontinuities took place, through the Facets plug-in, present in the opensource software CloudCompare. After filtering the most important discontinuity plans, a kinematic analysis was performed in the Stereonet software to identify the occurrence of failure mechanisms, planar, wedge and toppling, in each sector of the mine. Subsequently, safety factors were calculated for each type of failure. All analyzed slopes presented a stable situation, with safety factors above one, even considering the situation of fractures filled with water. The zone with the lowest safety factor was zone north, for toppling failure, with a SF of 1.2.
Palavras-chave: Fraturas
Geotecnia
Mineração
Aerofotogrametria
Fator de segurança
Fractures
Geotechnics
Mining
Safety factor
Aerophotogrammetry
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Caçapava do Sul
Citação: BITENCOURT, Guilherme de Avila. Extração automática de descontinuidades e análise de estabilidade de taludes em uma mina de calcário no município de Caçapava do Sul - RS. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geologia) - Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6130
Data do documento: 2021
Aparece nas coleções:Geologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Guilherme de Avila Bitencourt - 2021.pdf3.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.