Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/611
Tipo: | Dissertação |
Título: | Alternativas pedagógicas para o ensino de alunos com baixa visão: o ensino de cinemática escalar |
Autor(es): | Machado, Jaqueline Dos Santos Gomes |
Primeiro Orientador: | Bastos, Amélia Rota Borges de |
Resumo: | A deficiência visual é uma barreira no campo da visão determinada por dois grupos de deficiência: cegueira e a baixa visão. Diferentes recursos educacionais favorecem o processo de escolarização dos alunos com estas necessidades especiais, como, por exemplo, materiais táteis e sinestésicos. O trabalho propõe, a partir da identificação de aspectos que favorecem ou dificultam o ensino de cinemática escalar para um aluno com baixa visão, a construção de recursos alternativos ao ensino. Estes recursos foram construídos e avaliados por meio de uma pesquisa do tipo intervenção pedagógica. O produto deste trabalho foi um guia de orientações ao professor sobre aspectos a serem considerados na produção de materiais para alunos com baixa visão, além de uma sequência didática utilizando recursos de acessibilidade. |
Abstract: | The visual impairment is a barrier in the field of vision determined by two groups of disability: blindness and low vision. Different educational resources promote the process of education of the students with these special needs, such as, for example, tactile materials and synesthetic. The paper proposes, from the identification of aspects that encourage or hinder the education of scalar kinematics for a student with low vision, the construction of alternative resources to education. These features have been built and evaluated through a survey of the teaching intervention type. The product of this work was a guide for the teacher guidelines on aspects to be considered in the production of materials for students with low vision, as well as a didactic sequence using accessibility features. |
Palavras-chave: | Ensino Ensino de ciências Deficiência visual Recursos alternativos Inclusão Acessibilidade Teaching Teaching science Visual impairment Alternative resources Inclusion Accessibility |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Campus: | Campus Bagé |
Tipo de Acesso: | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
Licença: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/611 |
Data do documento: | 21-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Ensino de Ciências |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO.pdf | Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa como requisito parcial para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Ciências | 3.19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons