???jsp.display-item.identifier???
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6069
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
metadata.dc.title: | A hístória e epistemologia da ciência no ensino da química na educação básica em vista à sua aprendizagem significativa |
Autor(es): | Machado, Aniele Valdez |
Primeiro Orientador: | Silva, André Luís Silva da |
Resumo: | A História e a Epistemologia da Ciênciatem influenciado diversas discussões nas últimas décadas em contexturas do Ensino de Química, tendo em vista sua potencial contribuição à compreensão de seus conceitos/princípios. Esse TCC traz novos elementos que corroboram com essa reflexão, ao apresentar e aplicar, junto a uma turma de 2° ano do ensino médio de uma escola pública do município de Lavras do Sul/RS, uma proposta didático-pedagógica baseada em textos disponíveis em livros didáticos que contemplam aspectos referentes à natureza dinâmica e socialmente construída da Ciência. Para tanto, utilizou-se da estratégia pedagógica dos Mapas Conceituais, amparada pela teoria da Aprendizagem Significativa. Como recursos para análise de dados, se fez uso da Pesquisa Qualitativae da Análise Textual Discursiva(ATD). Verificou-se, a partir dos resultados obtidos, ampla potencialidade deste enfoque teórico ao planejamento e desenvolvimento das ações docentes, visto uma mudança de concepção em Ciências do público-alvo, rompendo, dessa forma, com a perspectiva de um Ensino de Química cuja concepção é pautada pelo acúmulo/transmissão de informações. |
Abstract: | The History and Epistemology of Science has influenced several discussions in the last decades in the context of Teaching Chemistry, considering its potential contribution to the understanding of its concepts/principles. This paperbrings new elements thatcorroborate this reflection, when presenting and applying, together with a 2nd year High School class of a public school in the city of Lavras do Sul/RS, a didactic-pedagogical proposal based on texts available in textbooks that contemplate aspects related to the dynamic and socially constructed nature of Science. For that, it was used the pedagogical strategy of Conceptual Maps, supported by the theory of Significant Learning. As resources for data analysis, we made use of Qualitative Research and Textual DiscursiveAnalysis (TDA). Based on the obtained results, a broad potential of this theoretical approach to the planning and development of the teaching actions was seen, since a change of conception in Sciences of the target public, thus breaking with the perspective of a Teaching of Chemistry whose conception is driven by the accumulation/transmission of information. |
metadata.dc.subject: | História da Ciência Aprendizagem Significativa Mapas Conceituais Science Hostory Significant Learning Conceptual Maps |
CNPQ: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA |
Idioma: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
metadata.dc.publisher: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Caçapava do Sul |
metadata.dc.identifier.citation: | MACHADO, Aniele Valdez. A hístória e epistemologia da ciência no ensino da química na educação básica em vista à sua aprendizagem significativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.uri: | https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6069 |
metadata.dc.date.issued: | 2018 |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears??? | Licenciatura em Ciências Exatas |
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??? | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? | |
---|---|---|---|---|
Aniele Valdez Machado - 2018.pdf | 972.57 kB | Adobe PDF | ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view??? |
???jsp.display-item.copyright???