Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6069
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : A hístória e epistemologia da ciência no ensino da química na educação básica em vista à sua aprendizagem significativa
Autor(es): Machado, Aniele Valdez
Primeiro Orientador: Silva, André Luís Silva da
Resumo: A História e a Epistemologia da Ciênciatem influenciado diversas discussões nas últimas décadas em contexturas do Ensino de Química, tendo em vista sua potencial contribuição à compreensão de seus conceitos/princípios. Esse TCC traz novos elementos que corroboram com essa reflexão, ao apresentar e aplicar, junto a uma turma de 2° ano do ensino médio de uma escola pública do município de Lavras do Sul/RS, uma proposta didático-pedagógica baseada em textos disponíveis em livros didáticos que contemplam aspectos referentes à natureza dinâmica e socialmente construída da Ciência. Para tanto, utilizou-se da estratégia pedagógica dos Mapas Conceituais, amparada pela teoria da Aprendizagem Significativa. Como recursos para análise de dados, se fez uso da Pesquisa Qualitativae da Análise Textual Discursiva(ATD). Verificou-se, a partir dos resultados obtidos, ampla potencialidade deste enfoque teórico ao planejamento e desenvolvimento das ações docentes, visto uma mudança de concepção em Ciências do público-alvo, rompendo, dessa forma, com a perspectiva de um Ensino de Química cuja concepção é pautada pelo acúmulo/transmissão de informações.
Resumen : The History and Epistemology of Science has influenced several discussions in the last decades in the context of Teaching Chemistry, considering its potential contribution to the understanding of its concepts/principles. This paperbrings new elements thatcorroborate this reflection, when presenting and applying, together with a 2nd year High School class of a public school in the city of Lavras do Sul/RS, a didactic-pedagogical proposal based on texts available in textbooks that contemplate aspects related to the dynamic and socially constructed nature of Science. For that, it was used the pedagogical strategy of Conceptual Maps, supported by the theory of Significant Learning. As resources for data analysis, we made use of Qualitative Research and Textual DiscursiveAnalysis (TDA). Based on the obtained results, a broad potential of this theoretical approach to the planning and development of the teaching actions was seen, since a change of conception in Sciences of the target public, thus breaking with the perspective of a Teaching of Chemistry whose conception is driven by the accumulation/transmission of information.
Palabras clave : História da Ciência
Aprendizagem Significativa
Mapas Conceituais
Science Hostory
Significant Learning
Conceptual Maps
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Caçapava do Sul
Citación : MACHADO, Aniele Valdez. A hístória e epistemologia da ciência no ensino da química na educação básica em vista à sua aprendizagem significativa. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Exatas) – Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6069
Fecha de publicación : 2018
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Ciências Exatas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Aniele Valdez Machado - 2018.pdf972.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.