Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6067
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Perfil empreendedor de estudantes do curso de engenharia de produção da Universidade Federal do Pampa Campus Bagé/RS
Autor(es): Espíndola , Tamires Silveira
Primeiro Orientador: Silveira, Caio Marcello Recart da
1° Membro da banca: Silveira, Caio Marcello Recart da
2° Membro da banca: Garbin, Fernanda Gobbi de Boer
3° Membro da banca: Santos, Ivonir Petrarca dos
Resumo: O termo empreendedorismo está em alta, porém vem sendo mencionado desde a década de 30, período este em que surgiu a primeira menção sobre o assunto. A metodologia Canvas Modelos de Negócios aliada a Canvas Proposta de Valor surge como alternativa para auxiliar empreendedores desde a criação até o gerenciamento do seu negócio. Neste contexto o presente trabalho teve como objetivo caracterizar o perfil empreendedor dos alunos do curso de Engenharia de Produção da UNIPAMPA campus Bagé-RS e verificar a forma de representação dos elementos constituintes do Canvas Modelo de Negócios por parte dos discentes participantes da oficina, sendo estes caracterizados pelos membros da Empresa Jr. do curso de Engenharia de Produção da UNIPAMPA campus Bagé-RS. Para isto utilizou-se a pesquisa survey como metodologia para o desenvolvimento do trabalho para fins de caracterização do pefil empreendedor, utilizando o questionário como ferramenta de coleta de dados, e utilizou-se a metodologia pesquisa-ação para auxiliar no desenvolvimento da oficina de negócios. Para a verificação dos fatos faz-se uso do método de análise de dados por intermédio da análise textual discursiva a fim de analisar os dados coletados nas oficinas de negócios, e para a Survey os dados foram analisados por meio da metodologia de estatística descritiva.
Abstract: The term entrepreneurship is on the rise, but it has been mentioned since the 1930s, a period in which the first mention on the subject emerged. The Canvas Business Models methodology combined with Canvas Value Proposition appears as an alternative to assist entrepreneurs from creation to management of their business. In this context, the present work aimed to characterize the entrepreneurial profile of students in the Production Engineering course at UNIPAMPA campus in Bagé-RS and check the representation of the constituent elements of the Business Model Canvas by the students participating in the workshop, these being characterized by the members of the Junior Company of the Production Engineering course at the UNIPAMPA campus in Bagé-RS. For this, a survey research was used as a methodology for the development of work for the purpose of characterizing the entrepreneurial profile and, using the questionnaire as a data collection tool, the research-action methodology was used to assist in the development of the business workshop. For the verification of the facts, the data analysis method is used through the discursive textual analysis in order to analyze the data collected in the business workshops, and for the Survey the data were analyzed using the descriptive statistics methodology.
Palavras-chave: Empreendedorismo
Canvas Proposta de Valor
Canvas Modelo de Negócios
Entrepreneurship
Business Models Canvas
Value Proposition Canvas
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Citação: ESPINDOLA, Tamiris Silveira. Perfil empreendedor de estudantes do curso de engenharia de produção da Universidade Federal do Pampa Campus Bagé/RS. 93 p. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6067
Data do documento: 4-Dez-2020
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
versao_final_PDF.pdf1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.