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dc.contributor.advisor1Voss, Dulce Maria da Silva-
dc.creatorPereira, Diogo Ferreira-
dc.date.accessioned2021-11-08T17:49:48Z-
dc.date.available2021-11-08-
dc.date.available2021-11-08T17:49:48Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.citationPEREIRA, Diogo Ferreira. Educação libertária e ensino integral: de Paul Robin à Darcy Ribeiro. 45 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Línguas Adicionais : Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6058-
dc.description.abstractThis work sought to rescue philosophical, political and pedagogical principles of Libertarian Education advocated by Paul Robin who pioneered the politics of integral education in a public institution in France in the late nineteenth century. Based on this study, were analyzed the processes of recontextualization of the ideology of the integral education of the French thinker in the education policies carried out in Brazil in 1950 when Anísio Teixeira was secretary of education and created the first Escola Parque in Salvador (BA), and the Centros Integrados de Educação Pública (CIEP's) by Darcy Ribeiro, in the 1980s. These politics are understood as historical markers of the offer of public schooling in the perspective of Integral Education in our country. Given the demands of the Brazilian social context of the studied periods, it can be seen that the policy of integral education is recontextualized in the administrations of Anísio Teixeira and Darcy Ribeiro and new meanings are produced in relation to the principles created by Robin, since integral education to mean integral time school, extending the journey and the school activities of preparation for work at the mercy of critical social formation. This analysis takes place on the assumption of the idea of policy cycles developed by Sthefen Ball.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação libertáriapt_BR
dc.subjectEnsino integralpt_BR
dc.subjectRecontextualizaçãopt_BR
dc.subjectCiclo de políticaspt_BR
dc.subjectLibertarian educationpt_BR
dc.subjectIntegral educationpt_BR
dc.subjectRecontextualizationpt_BR
dc.subjectPolicy cyclespt_BR
dc.titleEducação libertária e ensino integral: de Paul Robin à Darcy Ribeiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Voss, Dulce Maria da Silva-
dc.contributor.referee2Bica, Alessandro Carvalho-
dc.contributor.referee3Andrade, Rubya Mara Munhóz de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho buscou resgatar princípios filosóficos, políticos e pedagógicos da Educação Libertária preconizada por Paul Robin que foi pioneiro da política de educação integral numa instituição de caráter público na França, no fim do século XIX. Com base nesse estudo, analisa-se os processos de recontextualização do ideário da educação integral do pensador francês nas políticas educacionais efetivadas no Brasil, em 1950, quando Anísio Teixeira foi secretário de educação e criou a primeira Escola Parque em Salvador (BA) e os Centros Integrados de Educação Pública (CIEP) de Darcy Ribeiro, na década de 1980. Opera-se essa análise a partirda metodologia do ciclos de política desenvolvida por Sthefen Ball, identificando-se os contextos de influências, produção de textos, práticas, resultados e estratégias que circunscrevem a política enquanto discurso e ação.Entende-se essas políticas como marcadores históricos da oferta de escolarização pública na perspectiva da Educação Integral em nosso país. Frente às demandas presentes na conjuntura social brasileira dos períodos estudados, percebe-se que a política de educação integral é recontextualizada nas gestões de Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro e novos sentidos são produzidos em relação aos princípios criados por Robin, uma vez que educação integral passa a significar escola em tempo integral, ampliando a jornada e as atividades escolares de preparação para o trabalho à mercê da formação social crítica.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

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