???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6032
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Uma proposta de um Objeto Educacional Digital para a apresentação da Teoria da Relatividade Especial
Autor(es): Marques, Matheus de Souza
Primeiro Orientador: Mello e Silva, Pedro Castro Menezes Xavier de
1° Membro da banca: Mello e Silva, Pedro Castro Menezes Xavier de
2° Membro da banca: Barlette, Vania Elisabeth
3° Membro da banca: Martins, Marcio Marques
Resumo: Este trabalho consiste na apresentação de uma proposta de inserção da Teoria da Rela tividade Especial (TRE) usando tecnologias digitais (mais especificamente simulações) no Ensino Médio (EM). A escolha do tema foi motivada, além das recomendações de documentos oficiais como a BNCC e outros trabalhos já realizados nesta linha, pelo fato da TRE ter efeitos contraintuitivos e de difícil experimentação, que podem ser explo rados através de simulações. Serão utilizados a Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, como fundamento teórico para a construção de um Objeto Educacional Digital (OED) sobre a TRE, e o software Godot para desenvolver tal objeto. Seguindo as ideias da teoria de Ausubel, espera-se que o uso das simulações proporcione uma aprendizagem significativa sobre a TRE.
Abstract: This work consists of the presentation of a proposal for the insertion of the Special Theory of Relativity applying digital technologies (more specifically simulations) in High School. The motivation for the theme choice was, beyond recommendations from official documents, such as BNCC, and other works already produced in the field, the fact that the Special Theory of Relativity has some counterintuitive effects besides its difficult experimentation, hence the advantage of exploring it through simulations. The Ausubel learning theory will be used as the theoretical ground for the construction of a digital educational object, which will be developed with the software Godot. Following the principles of Ausubel’s theory, it is hoped that the use of simulations will provide a meaningful learning about the Special Theory of Relativity.
metadata.dc.subject: Relatividade
Tecnologias digitais
Godot
Relativity
Digital tecnology
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: MARQUES, Matheus de Souza . Uma proposta de um Objeto Educacional Digital para a apresentação da Teoria da Relatividade Especia.29 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/6032
metadata.dc.date.issued: 8-Oct-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Física

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Matheus__1___Assinado___1_.pdf675.94 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???