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Tipo: Dissertação
Título: Teoria de Toulmin: análise da qualidade da argumentação presente nos resumos das Feiras de Ciências intermediadas pela Unipampa Campus Bagé
Autor(es): Pereira, Andréa de carvalho
Primeiro Orientador: Dorneles, Pedro Fernando Teixeira
1° Membro da banca: Dorneles, Pedro Fernando Teixeira
2° Membro da banca: Hartmann, Ângela Maria
3° Membro da banca: Bica, Alessandro Carvalho
4° Membro da banca: Silva, Claudio Renato Moraes da
Resumo: Ao nos deparamos com a incontestável importância das Feiras de Ciências para a Educação Básica, por meio de uma pesquisa inicial, identificamos o quão escasso é o número de publicações sobre elas, e como se dá a construção dos resumos dos trabalhos apresentados, que nos remete a investigação da importância desta dissertação. Ao buscarmos subsídios relacionados às avaliações de resumos submetidos às Feiras de Ciências que pudessem contribuir sob a perspectiva da Teoria da Argumentação de Toulmin (2006), não identificamos diretrizes para orientar a elaboração de resumos para submissão e apresentação de trabalhos em Feiras de Ciências. Assim, identificamos ser pertinente a construção de um instrumento que pudesse proporcionar essa estrutura de avaliação e construção e consideramos ser possível e consistente para atender ao nosso propósito fazê-lo através de uma rubrica. O embasamento teórico para essa elaboração considerou critérios designados como: problematização e complexidade, aceitabilidade e relevância, além de coerência e suficiência, em uma adaptação das propostas de Toulmin (2006), Penha e Carvalho (2012, 2015) e Bertusso, Wendling e Malacarne (2018). Por meio de uma análise documental, buscamos, conforme Gil (2002), análise documental primária se dá quando o material não teve um estudo ou tratamento prévio, que é onde se enquadram os resumos das Feiras de Ciências do Campus Bagé nos anos de 2018 e 2019. Foram selecionados e analisados 49 resumos de Ensino Médio, utilizando a Rubrica construída e adaptada para verificar os níveis de Problematização e Complexidade, Aceitabilidade e Relevância e, também Coerência e Suficiência. Buscamos identificar se existia uma intencionalidade na produção de conhecimento de forma inovadora, apresentando uma investigação autoral e que houvesse uma ligação de forma clara, apresentando não apenas o problema, mas também o desenvolvimento, resultados e conclusões. As análises dos resumos demonstraram que apesar da potencialidade presente nas categorias, há pouca incidência de critérios que estabeleçam um ciclo completo contendo a estrutura mencionada e proposta pela rubrica, pois cabe ressaltar que não havia proposta de diretrizes para construção e/ou apresentação dos resumos dos referidos anos. Como resultados, houve pouca incidência do que consideramos a estrutura mais adequada e completa dos resumos submetidos, apontando a necessidade de uma diretriz e/ou balizador para elaboração deles.
Abstract: When we came across the undeniable importance of Science Fairs for Basic Education, through an initial research, we identified how scarce are the number of publications about them, and how is the construction of the abstracts of the works presented, which leads us to investigate the importance of this dissertation. When we looked for subsidies related to the evaluation of abstracts submitted to Science Fairs, which could contribute from the perspective of Toulmin's Argumentation Theory (2006), we did not identify guidelines to guide the preparation of abstracts for submission and presentation of work in Science Fairs. Thus, we identified as pertinent the construction of an instrument that could provide this structure of evaluation and construction, and we considered it possible and consistent to meet our purpose to do so through a rubric. The theoretical foundation for this elaboration considered criteria designated as: problematization and complexity, acceptability and relevance, and coherence and sufficiency, in an adaptation of the proposals of Toulmin (2006), Penha and Carvalho (2012, 2015) and Bertusso, Wendling and Malacarne (2018). The form of analysis adopted was documentary, because, according to Gil (2002), primary documentary analysis occurs when the material has not had a previous study or treatment, which is where the abstracts of the Science Fairs of the Bagé Campus in the years 2018 and 2019 fit. We selected and analyzed 49 high school abstracts, using the constructed and adapted Rubric to verify the levels of Problematization and Complexity, Acceptability and Relevance and, also Coherence and Sufficiency. We sought to identify if there was an intentionality in producing knowledge in an innovative way, presenting an authorial investigation and that there was a clear connection, presenting not only the problem, but also the development, results, and conclusions. The analysis of the abstracts showed that despite the potentiality present in the categories, there is little incidence of criteria that establish a complete cycle containing the structure mentioned and proposed by the rubric, because it is noteworthy that there was no proposal of guidelines for construction and/or presentation of the abstracts of those years. As a result, there was little incidence of what we consider the most adequate and complete structure of the submitted abstracts, pointing to the need for a guideline and/or beacon for their elaboration.
Palavras-chave: Resumos
Feiras de Ciências
Teoria da Argumentação de Toulmin
Problematização
Summaries
Science Fairs
Toulmin's Theory of Argumentation
Problematization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Acadêmico em Ensino
Citação: PEREIRA, Andréa de Carvalho. Teoria de Toulmin: análise da qualidade da argumentação presente nos resumos das Feiras de Ciências intermediadas pela Unipampa Campus Bagé. 82f. 2021. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ensino) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5957
Data do documento: 27-Jul-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Ensino

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