Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/591
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Learning strategies applied to the teaching of listening comprehension |
Autor(es): | Silva, Cristiane Barboza Lopes da |
Abstract: | O tema desde trabalho é o uso de estratégias de aprendizagem aplicadas ao ensino de compreensão oral em sala de aula. Selecionamos estratégias que pudessem ajudar professores de inglês como língua adicional a instruir seus alunos ao trabalhar com ensino de compreensão oral e insumo auditivo em suas aulas. O objetivo deste estudo é apresentar os resultados de uma pesquisa desenvolvida em Bagé, Rio Grande do Sul, com alunos ingressantes do curso de Línguas Adicionais da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). A pesquisa consistia no ensino explícito de estratégias de aprendizagem a esses estudantes visando ajudá-los a aumentarem sua compreensão oral. Em cada aula, apresentamos os objetivos da lição e solicitamos que respondessem a um questionário em que expusessem seu nível de compreensão e comentários sobre o uso das estratégias. Foi possível observar que conhecer o propósito da atividade de antemão ajudou-os a organizar melhor suas ideias e sentirem-se mais seguros para expor seus pensamentos e compartilhar o que entenderam. Além disso, os resultados mostraram que os estudantes se sentiram mais confiantes sobre suas habilidades e ficaram motivados a aplicar o que aprenderam também fora do contexto acadêmico. ABSTRACT The theme of this work is the use of learning strategies applied to the teaching of listening comprehension in the classroom. We select strategies that could help teachers of English as an Additional Language to instruct their students while working with listening instruction and auditive input in their lessons. The objective of this paper is to present the results of a research developed in Bagé, Rio Grande do Sul, with first-year students at the Additional Languages course at Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). The research consisted in explicitly teaching learning strategies to these students in order to help them increase their listening comprehension. In each class, we presented the objectives of the lesson and asked them to answer a questionnaire in which they exposed their level of comprehension and comments about the use of strategies. It was possible to observe that knowing the purpose of the listening activities beforehand helped them organize their ideas better, feel safer about exposing their thoughts and share what they understood. Besides that, results showed that students felt more confident about their abilities and were motivated to also apply what they learned outside the academic context. |
Palavras-chave: | Ensino Ensino de línguas Letras Compreensão de texto Interpretação Compreensão oral Estratégias de aprendizagem Aprendizagem Línguas Línguas adicionais |
Tipo de Acesso: | CC0 1.0 Universal |
Licença: | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/591 |
Data do documento: | 3-Set-2014 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Letras - Português |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cristiane Barboza Lopes da Silva.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Letras – Português/Inglês e Respectivas Literaturas da Universidade Federal do Pampa | 1.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons