Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5885
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O ensino da leitura e interpretação de texto com tirinhas através da gamificação
Otros títulos : Teaching reading and text interpretation with comic strips through gamification
Autor(es): Carrion, Mayra Darlene de Oliveira
Primeiro Orientador: Canto, Camila Gonçalves dos Santos do
1° Membro da banca: Stein, Jorama de Quadros
2° Membro da banca: Schneider, Vítor Jochims
Resumo: Este trabalho tem o propósito de contribuir com as aulas de língua portuguesa voltadas para o ensino de leitura e interpretação de texto através da elaboração de um produto educacional através de uma sequência de atividades lúdicas, que visa o uso de tirinhas por meio da metodologia ativa da gamificação. O referencial teórico que sustenta este trabalho de conclusão de curso está dividido em três partes que se articulam entre si: Leitura e interpretação (LEFFA, 1996; KOCH, 2003; ANTUNES, 2009); Gêneros textuais (BAKHTIN, 1997, 2000; MARCUSCHI, 2008) e Gamificação (FARDO, 2013; MORAN, 2018). O produto educacional foi elaborado e analisado com base em uma rubrica de avaliação, elaborada pela autora do trabalho, baseado no Modelo ARCS (1983) e nas orientações da BNCC. A partir da análise do produto educacional foi possível verificar o potencial da utilização da gamificação na produção de materiais para as aulas de língua portuguesa, voltadas para leitura e interpretação de texto. Além disso, concluímos que quando a leitura é trabalhada de forma interdisciplinar com recursos e temas que estejam integrados no meio social do aluno ampliam-se as oportunidades de desenvolver a competência leitora e interpretativa do aluno.
Resumen : This work aims to contribute to the Portuguese language classes focused on teaching reading and text interpretation through the development of an educational product through a sequence of playful activities, which aims to use comic strips through the active methodology of gamification. The theoretical framework that supports this course completion work is divided into three parts that articulate with each other: Reading and interpretation (LEFFA, 1996; KOCH, 2003; ANTUNES, 2009); Textual genres (BAKHTIN, 1997, 2000; MARCUSCHI, 2008) and Gamification (FARDO, 2013; MORAN, 2018). The educational product was elaborated and analyzed based on an evaluation rubric, elaborated by the author of the paper, based on the ARCS Model (1983) and the BNCC guidelines. From the analysis of the educational product it was possible to verify the potential of using gamification in the production of materials for Portuguese language classes, focused on reading and text interpretation. Furthermore, we concluded that when reading is worked in an interdisciplinary way with resources and themes that are integrated into the student's social environment, the opportunities to develop the student's reading and interpretation competence are increased.
Palabras clave : Tirinhas
Gamificação
Leitura
Interpretação de texto
Comic strips
Gamification
Reading
Text interpretation
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citación : CARRION, Mayra Darlene de Oliveira. O ensino da leitura e interpretação de texto com tirinhas através da gamificação. 67 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português - EaD), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5885
Fecha de publicación : 6-may-2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras – Português – EaD

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Mayra Darlene de Oliveira Carrion - 2021.pdf1.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.