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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : O Pequeno Príncipe Preto: contribuição da literatura infantil para a educação antirracista
Otros títulos : The Little Prince Black: contribution of children's literature to anti-racist education
Autor(es): Ávila, Lívia Tais Corrêa de
Primeiro Orientador: Richter, Marcela Wanglon
1° Membro da banca: Jardim, Luciana Abreu
2° Membro da banca: Machado, Satira Pereira
Resumo: O presente estudo tem como objetivo debater a falta de representatividade e protagonismo de personagens negros nos livros. Pretende-se colocar em discussão o paradigma da inferioridade racial e como através da contação de histórias pode ser reduzido ou combatido. O livro de literatura infantil pode servir de recurso para introduzir e resgatar conhecimentos, serve para uma reflexão do contexto social diante de todas as diversidades de nossa sociedade. A valorização do tema étnico-racial deve ser abordado desde o âmbito familiar. As crianças sendo incentivadas pela família podem se tornar leitores, sujeitos produtores de conhecimento, precisam sentir-se representadas nas páginas de histórias, principalmente crianças negras. O desenvolvimento dos pequenos como leitores contribui para a formação de sua identidade e autoestima. A partir da obra “O Pequeno Príncipe Preto” (2020), o autor Rodrigo França afirma que uma das formas de combater o racismo é através da leitura. Com esse trabalho pretende-se refletir sobre a importância da aceitação de todos em sociedade, independentemente de cor ou classe social.
Resumen : This study aims to discuss the lack of representation and protagonism of black characters in books. It is intended to discuss the paradigm of inferiority race and how through storytelling it can be reduced or combated. the book of children's literature can serve as a resource to introduce and retrieve knowledge, it serves to a reflection of the social context in view of all the diversities of our society. THE valorization of the ethnic-racial theme must be approached from the family level. the children being encouraged by the family, they can become readers, knowledge-producing subjects, they need to feel represented in the pages of stories, especially black children. O development of the little ones as readers contributes to the formation of their identity and self esteem. Based on the work “O Pequeno Príncipe Preto” (2020), the author Rodrigo França affirms that one of the ways to fight racism is through reading. With this work it is intended reflect on the importance of accepting everyone in society, regardless of color or social class.
Palabras clave : Literatura infantil
Racismo
Educação antirracista
Children's literature
Racism
Anti-racist education
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Citación : ÁVILA, Lívia Tais Corrêa de. O Pequeno Príncipe Preto: contribuição da literatura infantil para a educação antirracista. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - EAD), Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI : http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5870
Fecha de publicación : 10-may-2021
Aparece en las colecciones: Licenciatura em Letras – Português – EaD

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