Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5842
Tipo: | Dissertação |
Título: | Aceitação, adequação e satisfação a sistemas de informação: uma abordagem sobre a percepção dos alunos de uma universidade federal sobre o sistema de controle acadêmico GURI |
Título(s) alternativo(s): | Acceptance, adequacy and satisfaction of information systems: an approach to the perception of students at a federal university about the GURI academic control system |
Autor(es): | Garske, Luis Marcelo do Nascimento |
Primeiro Orientador: | Ferraz, Rafael Camargo |
1° Membro da banca: | Corso, Kathiane Benedetti |
2° Membro da banca: | Cassanego Junior, Paulo Vanderlei |
3° Membro da banca: | Forgiarini, Deivid Ilecki |
Resumo: | A partir do esforço em alcançar os objetivos traçados, esta pesquisa tentou identificar quais variáveis exercem mais influência nos usuários do sistema de informação educacional GURI, levando em consideração os fatores aceitação, adequação, satisfação e resistência a utilização de um Sistema de Informação (SI). E para tanto, foi possível traçar um perfil desse usuário, tendo como base a teoria relacionada a estes temas, e também em cima dos dados coletados. Neste sentido, no intuito de compreender como estão se desenvolvendo estes fatores com relação a estes usuários, foi realizada a pesquisa tendo como público alvo os discentes da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, que compõem os três principais entes que mais utilizam o sistema, juntamente com os docentes e técnicos administrativos. Também está pesquisa se comprometeu a oferecer subsídios a alta administração, bem como ao seu corpo de analistas, na perspectiva de levar conhecimento acerca de como uma parcela dos usuários do sistema estão utilizando e percebendo o sistema GURI. A partir da análise dos resultados obtidos, identificou-se que os usuários do sistema GURI estão de um modo geral satisfeitos com o sistema, levando-se em conta que o sistema apresenta-se ajustado no que diz respeito à tecnologia empregada e as tarefas a que se destina. Percebe-se ainda que, em sua maioria, os usuários concordam que o sistema é um instrumento de trabalho e de estudo que age como um facilitador em suas rotinas, demonstrando poucos sinais de resistência dos usuários para com o sistema. |
Abstract: | From the effort to achieve the objectives set, this research tried to identify which variables have more influence on the users of the educational information system GURI, taking into account the factors acceptance, adequacy, satisfaction and resistance to the use of an Information System (SI). And for that, it was possible to draw a profile of this user, based on the related theory and these themes, and also on the collected data. In this sense, in order to understand how these factors are developing in relation to these users, the research was carried out with the target audience of the students of the Federal University of Pampa - UNIPAMPA, who make up the three main entities that most use the system, together with teachers and administrative technicians. This research has also committed itself to offering subsidies to senior management, as well as to its body of analysts, with the perspective of bringing knowledge about how a portion of the users of the system are using and perceiving the GURI system. From the analysis of the results obtained, it was identified that the users of the GURI system are generally satisfied with the system, taking into account that the system is adjusted with respect to the technology employed and the tasks to be performed. that is intended. It is also noticed that and in most cases, users agree that the system is an instrument of work and study that acts as a facilitator in their routine, showing few signs of resistance from users towards the system. |
Palavras-chave: | Sistemas de informação Tecnologia da informação Aceitação a SI Adequação tarefa e tecnologia Satisfação ao uso de SI Information systems Information technology Acceptance of IS Adequacy of task and technology Satisfaction with the use of IS |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal do Pampa |
Sigla da Instituição: | UNIPAMPA |
Campus: | Campus Santana do Livramento |
Curso: | Mestrado Acadêmico em Administração |
Citação: | GARSKE, Luis Marcelo do Nascimento. Aceitação, adequação e satisfação a sistemas de informação: uma abordagem sobre a percepção dos alunos de uma universidade federal sobre o sistema de controle acadêmico GURI. 92 p. Dissertação do Mestrado acadêmico em Administração. Universidade Federal do Pampa: Santana do Livramento, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5842 |
Data do documento: | 14-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Administração |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Luis Marcelo do Nascimento Garske - 2021.pdf | 1.93 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.